Perguntas e Respostas: Investidores perguntam, Clement responde #1

Perguntas e Respostas: Investidores perguntam, Clement responde #1

Dentro do Investing.com  | 09.04.2019 18:48

Perguntas e Respostas:  Investidores perguntam, Clement responde #1

Bem-vindo ao primeiro post de uma nova série semanal na qual o nosso analista sênior, Clement Thibault, responde às perguntas dos investidores. Até mesmo investidores experientes podem se deparar com perguntas que não conseguem responder e, às vezes, é bom obter aconselhamento de especialistas. Para este post, selecionamos 3 perguntas do mercado de ações acerca da falácia do custo perdido, o aspecto mais entediante do mercado de ações e como estimar dividendos futuros:

Qual é a melhor maneira de evitar a falácia dos custos perdidos ao investir em ações?

Em primeiro lugar, simplesmente estar ciente dos vieses e diferentes opiniões do ser humano é um bom começo para evitá-los. Isso você já deve saber.

Em segundo lugar, entender que perdas são parte de fazer investimento. Não há um histórico perfeito, as perdas ocorrem.

O que me leva ao terceiro e mais importante ponto: ter um plano para lidar com as perdas.

Toda posição que você abrir deve ter uma meta clara de preço e um ponto de parada de perda claro, caso sua análise esteja errada. Dessa forma, nunca será preciso pensar nos custos perdidos — você simplesmente executa uma tese de investimento predeterminada e seus vieses psicológicos nunca entram em cena.

É mais falar do que fazer, porque as coisas mudam psicologicamente quando se envolve dinheiro. Mas descobri que trabalhar calculadamente com um plano e ciência das armadilhas e falácias minimiza os erros psicológicos cometidos ao investir no mercado de ações.

Qual aspecto da negociação de ações você acha mais entediante?

Ficar esperando algo acontecer.

Assim que é feito um investimento no mercado de ações, não há muito que você possa fazer para influenciar sua posição e a direção da ação do preço. Só resta esperar e deixar o mercado agir sozinho, e ver se a sua análise foi realmente correta. Isso leva tempo; às vezes semanas, mas pode levar meses.

Paciência (ou a capacidade de aguentar o tédio) é uma das características mais subestimadas de um bom trader/investidor. Na maioria das vezes, mover o dinheiro constantemente e fazer alterações e ajustes resulta em retornos medíocres.

Conseguir se afastar e esperar que o mercado movimente-se na sua direção preferida depois de abrir uma posição é a parte mais “entediante”, mas sem dúvida uma das partes mais importantes.

Como você estimaria o crescimento futuro dos dividendos das ações?

Essa é uma pergunta difícil. As principais coisas que analisaria são:

  1. A empresa distribui um dividendo regularmente? Por quantos anos ela vem distribuindo um dividendo? Quanto maior o histórico, mais estável é o dividendo.
  2. A empresa aumenta o dividendo regularmente? Muitas empresas têm um aumento anual, que pode ser utilizado, com bastante cuidado, para fins de extrapolação para ter uma ideia ou previsão do futuro.
  3. Quando foi o último corte nos dividendos da empresa? Se a empresa cortou recentemente seu dividendo, deve-se tomar muito cuidado ao investir na empresa pelo dividendo.
  4. A direção executiva está comprometida com a distribuição de dividendos? Um relatório de ganhos trimestrais da empresa deve ajudar a responder esta pergunta.
  5. A empresa está crescendo? O crescimento dos negócios da empresa e dos dividendos andam lado a lado.
  6. Os resultados financeiros e o fluxo de caixa livre são suficientes para cobrir o crescimento de dividendos nos próximos anos? Dê uma olhada nos relatórios financeiros, veja quanto os dividendos estão custando à empresa e se a empresa vai provavelmente continuar pagando dividendos no futuro.

Investir leva tempo e pesquisa mas pode ser extremamente gratificante.

Se você tiver alguma pergunta que gostaria de fazer ao Clement, mande-a nos comentários abaixo ou envie-a diretamente pelo Twitter - @ClemThibault.

Próximo Perguntas e Respostas #2

Seja o primeiro a comentar sobre o

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações