Quer investir em commodities? Veja o que você precisa saber

Quer investir em commodities? Veja o que você precisa saber

Dentro do Investing.com  | 09.04.2019 18:17

Quer investir em commodities? Veja o que você precisa saber

Se você está lendo este post, isso provavelmente significa que você está interessado – ou pelo menos curioso – em negociar commodities, mas pode não ter certeza de como e por onde começar ou, ainda, se é o tipo de investimento que deseja fazer.

O que são commodities?

Para decidir se deve ou não negociar commodities, você precisa saber (se ainda não sabe) o que elas são: uma commodity é uma matéria-prima ou produto agrícola que pode ser comprado ou vendido, e qualquer mercado físico ou virtual que permita a compra ou venda dessas mercadorias é considerado um mercado de commodities. Há três categorias de commodities: soft, hard e energéticas.

As soft commodities (p. ex.: commodities agrícolas) são aquelas de produtos cultivados, como grãos de café, madeira, carnes, açúcar e assim por diante.

As hard commodities (p. ex.: commodities minerais) são aquelas de produtos extraídos por meio de mineração, como outro, prata, paládio etc.

As commodities energéticas referem-se aos materiais utilizados para produzir energia, como petróleo, gás natural, etanol, carvão e outros materiais semelhantes.

No total, há mais de 100 commodities primárias, metade das quais são consideradas principais commodities.

Como as commodities são compradas e vendidas?

Embora você possa comprar as commodities (mercadorias reais) e armazená-las, a maioria das negociações e operações de commodities é feita por meio de bolsas de mercadorias e futuros. Historicamente, o mercado de commodities mais antigo de que se tem conhecimento estava situado na antiga Suméria em algum momento entre 4500-4000 a.C. Os contratos eram escritos em tabuletas de argila e representavam a quantidade de cada mercadoria (como cabras ou quantidade de trigo) que se prometia entregar – não muito diferente dos contratos futuros de hoje.

Negociando commodities – Prós

  • Diversificação – Ao olhar dados históricos, é possível ver que há uma correlação baixa a negativa entre os preços das commodities e os preços das ações e títulos. Isso permite que você diminua o risco em relação aos seus investimentos em ações.
  • Proteção contra a inflação – Embora a inflação reduza os preços dos títulos e ações, as commodities parecem, no entanto, se beneficiar disso. Isso faz sentido porque a inflação faz os preços das mercadorias subir e os preços das commodities utilizados para criar essas mercadorias sobem junto.
  • Exposição a oportunidades de crescimento – Como a demanda por determinadas commodities aumenta com o passar do tempo, o preço delas aumenta simultaneamente. Por exemplo, nos últimos 2 anos, o preço dos contratos futuros de paládio mais que dobrou, já que este metal é vital para a produção de certas peças de carros.

Negociando commodities – Contras

  • Volatilidade alta – Em termos de negociação, as commodities são consideradas alguns dos instrumentos mais voláteis e são, em média, duas vezes mais voláteis do que as ações e quatro vezes mais voláteis do que os títulos.

Aviso importante – Alguns analistas insistem que outro ponto contra é que as commodities não têm geração de renda, mas nosso analista, Barani Krishnan, pensa um pouco diferente:

“Eu não concordo com a não geração de renda como um ponto contra. A crença popular de que investimento em commodities é um “jogo de vencedores e vencidos” (ou seja, alguém tem que perder para outro alguém ganhar) é simplista demais quando vista por uma perspectiva mais diversificada. Por exemplo, você pode ser um fundo de hedge que investe em plantações que são um nicho, participando não só da descoberta de preço do produto que está cultivando, mas também da receita dos produtos que colhe e vende. O agora extinto Armajaro foi um desses fundos de hedge; a empresa é um dos maiores investidores no ramo proprietário/gestores de fundos em cacau/café da sua época.

 

Conhece outros prós e contras? Compartilhe com a gente nos comentários.

Seja o primeiro a comentar sobre o

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações