Abiove reduz previsão de safra de soja e exportação do Brasil por clima desfavorável

Reuters

Publicado 12.01.2022 10:20

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil neste ano ficará abaixo das expectativas, disse nesta quarta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que reduziu a projeção de colheita em 4,8 milhões de toneladas devido a problemas climáticos.

O volume previsto, de 140 milhões de toneladas, ainda é um patamar recorde, mas a associação que reúne as principais tradings e processadoras de grãos admite a possibilidade de novas reduções na estimativa, a depender da evolução do clima, especialmente a seca no Sul.

"Trata-se de uma situação adversa e a Abiove permanece acompanhando a evolução da produtividade durante as próximas semanas para avaliar eventuais futuras perdas ocasionadas pelas condições climáticas atípicas", disse o economista-chefe da associação, Daniel Amaral, em nota.

A projeção de colheita --que está em fase inicial-- ainda supera a máxima obtida na safra passada, de 138,5 milhões de toneladas. Isso acontece devido ao crescimento da área plantada.

Ainda assim, a Abiove diminuiu a estimativa de exportação e estoques de soja do Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa.

Os embarques do grão do país estão estimados em 91,1 milhões de toneladas em 2022, ainda um patamar recorde, ante 93,4 milhões na projeção anterior e contra 86,1 milhões em 2021.

Os estoques finais de soja do Brasil estão agora estimados a cerca de 4 milhões de toneladas, versus 6,4 milhões na estimativa anterior.

A Abiove manteve a previsão de processamento de soja no país em recorde de 48 milhões de toneladas em 2022, versus 46,5 milhões em 2021.

"Com o esmagamento inalterado, as produções estimadas tanto do farelo quanto de óleo de soja permanecem em 36,7 milhões de toneladas e 9,7 milhões de toneladas, respectivamente", disse Amaral.

(Por Roberto Samora)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações