Agricultores argentinos protestam contra impostos e política cambial em meio a seca histórica

Reuters

Publicado 28.02.2023 19:32

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - Agricultores da Argentina fizeram um protesto na província de Santa Fé nesta terça-feira para exigir impostos mais baixos e uma taxa de câmbio melhor para suas exportações, em meio a uma crise econômica prolongada e a uma seca histórica que afetou as colheitas e a produção agrícola.

Os agricultores pedem ao governo do presidente Alberto Fernández políticas comerciais intervencionistas menos onerosas, e a eliminação dos impostos de exportação, já que sofrem com a pior seca dos últimos 60 anos.

"Temos alertado que a situação dos agricultores está difícil com a seca, com as geadas", disse Carlos Achetoni, presidente da federação agrícola FAA, em um vídeo publicado no Twitter anunciando a manifestação.

Os controles de capital da Argentina impulsionaram os populares mercados informais de câmbio, onde os dólares norte-americanos são duas vezes mais caros que a taxa oficial, rigidamente controlada. O controle cria um desincentivo para os agricultores exportarem, já que as receitas em dólares precisam ser convertidas de volta para a moeda local, o peso, em uma taxa oficial, mais baixa.

Grande produtora de soja, milho e trigo, a Argentina é um dos maiores exportadores de grãos do mundo, o que fornece moeda forte crucial para o banco central do país, que tem baixa liquidez.