AIE rebaixa previsão de crescimento da demanda de petróleo por possível recessão

Investing.com

Publicado 13.07.2022 06:46

Atualizado 13.07.2022 10:48

Por Scott Kanowsky 

Investing.com – A Agência Internacional de Energia revisou para baixo sua perspectiva de crescimento de demanda de petróleo para os próximos dois anos, citando o impacto negativo da disparada dos preços e temores de uma possível desaceleração econômica.

Em seu último relatório sobre o mercado petrolífero, a AIE disse esperar que o consumo do produto aumente 1,7 milhões de barris por dia (mbpd) em 2022, para 99,2 mbpd. A organização esperava anteriormente que o número alcançasse 1,8 mbpd.

Em 2023, a AIE agora considera que a demanda terá um salto de 2,1 mbpd, uma queda em relação à estimativa do mês passado, de 2,2 mbpd.

O grupo alertou que o sentimento do mercado está sendo pressionado por preocupações de que as ações dos bancos centrais para conter a alta da inflação acabarão provocando uma recessão. No entanto, a EIA disse que esse pessimismo foi parcialmente compensado pela geração mais forte de energia e a retomada da demanda petrolífera da China.

Além disso, a EIA afirmou que os riscos à oferta mundial de petróleo ainda persistem, mesmo que a produção na Rússia continue resiliente, apesar das sanções do Ocidente após a invasão na Ucrânia. Agora, a expectativa é que o crescimento da oferta mundial em 2022 suba levemente para 1,8 mbpd, segundo a AIE, mas surjam transtornos de curto prazo decorrentes de problemas de manutenção no principal oleoduto do Cazaquistão, além de tensões políticas na Líbia.

“Raramente a perspectiva para os mercados petrolíferos se mostrou tão incerta”, revelou a AIE em um comunicado na quarta-feira.

A organização também apontou que os estoques mundiais de petróleo continuam “criticamente baixos”, direcionando as atenções para a capacidade ociosa da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. A AIE recomendou uma “forte política de intervenção” dos governos, no sentido de ajudar a manter a capacidade ociosa, dizendo que é necessário proteger a recuperação da economia mundial frente à pandemia.

A piora na perspectiva global provocou uma queda nos mercados futuros do petróleo, disse a AIE, ao mesmo tempo em que os prêmios de barris físicos cresceram em meados do ano, devido à demanda sazonal mais elevada e restrições de oferta.

Às 10h30, o petróleo Brent recuava 0,70%, a US$ 98,80 por barril, enquanto o West Texas Intermediate, que serve de referência nos EUA, registrava alta de 0,18%, a US$ 96,00, no mercado futuro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações