Alívio na oferta de café tende a impulsionar exportações brasileiras, diz Rabobank

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 26.12.2023 13:55

Investing.com – As exportações brasileiras de café estão em processo de recuperação, ainda que estejam abaixo das expectativas. Por isso, a tendência é de elevação nas exportações nos próximos meses devido à boa colheita neste ano. Essa é a opinião do Rabobank, que divulgou relatório aos clientes e ao mercado sobre este tema. O Rabobank projeta as exportações entre 40 e 42 milhões de sacas entre julho de 2023 e junho de 2024.

CONFIRA: Cotações das commodities de grãos

Para a próxima safra brasileira, o banco estima elevação na produção, mas alerta sobre possibilidade de incertezas nas projeções. O fenômeno climático El Niño ainda gera preocupações, principalmente no Espírito Santo e Bahia, que produzem café robusta.

“Até o momento, observa-se um bom desenvolvimento das lavouras, com bons índices de chuvas nos principais polos produtores de café arábica. O Sul e Leste de Minas Gerais apresentam as melhores condições de produção, enquanto no Cerrado Mineiro e em São Paulo ainda pairam incertezas devido às elevadas produtividades no ciclo passado”, destaca o documento.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

O Rabobank não enxerga redução nos investimentos. “Apesar dos desafios com a mão de obra, os custos dos insumos diminuíram, assim é estimado que os custos operacionais encolham entre 7% e 13% para próxima safra”, projeta.