ANP faz leve ajuste a metas de aquisição de CBios por distribuidoras em 2021

Reuters

Publicado 23.07.2021 18:24

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta sexta-feira que realizou um leve ajuste às metas obrigatórias individuais de compras de créditos de descarbonização (CBios) por distribuidoras de combustíveis em 2021, visando aderir a uma nova norma referente aos créditos aposentados por partes não obrigadas.

Sob essa norma, disse a ANP, as metas anuais individuais dos agentes obrigados foram reduzidas em função da retirada de circulação do mercado de CBios por partes não obrigadas, em movimento que já havia recebido o aval da agência.

Para 2021, porém, a alteração é praticamente irrisória. Como a aposentadoria de títulos por agentes não obrigados somou apenas 177 CBios no ano passado, as metas totais neste ano passaram de 24.860.000 créditos para 24.859.823 CBios.

Dessa forma, a BR Distribuidora (SA:BRDT3) - maior comercializadora de combustíveis do Brasil - se mantém obrigada a adquirir 6,55 milhões de CBios neste ano, em linha com a meta anual que havia sido publicada pela ANP no último mês de março.