Argentina suspende exportações de milho até 1º de março para garantir oferta doméstica

Reuters

Publicado 30.12.2020 16:32

Atualizado 30.12.2020 17:35

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina vai suspender suas exportações de milho até 1º de março, disse o Ministério da Agricultura do país em comunicado nesta quarta-feira, em meio a esforços do governo para garantir uma ampla oferta doméstica de alimentos.

"Essa decisão foi baseada na necessidade de garantir a oferta do grão para setores que o utilizam como matéria-prima para a produção de proteína animal, como carnes suína e de frango, ovos, leite e gado, em que o milho representa um componente significativo dos custos de produção", afirmou o comunicado.

A Argentina é um grande fornecedor global de milho, soja e trigo, bem como maior exportador de farelo e óleo de soja do mundo.

"Até o momento, 34,23 milhões de toneladas de milho da temporada 2019/20 receberam autorização para exportação, ante um total exportável de 38,50 milhões de toneladas", disse a nota.

"O objetivo da medida é que os 4,27 milhões de toneladas remanescentes sigam disponíveis para consumo doméstico, visando garantir a oferta durante os meses de verão, quando a disponibilidade do cereal tende a ser escassa", acrescentou.