Brasil enviou energia para ajudar Uruguai e Argentina após blecaute no domingo

Reuters  |  Autor 

Publicado 17.06.2019 12:00

Brasil enviou energia para ajudar Uruguai e Argentina após blecaute no domingo

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Um enorme blecaute que atingiu a Argentina e grande parte do Uruguai no domingo não impactou o sistema elétrico interligado do Brasil, que ainda ajudou os dois países com envios de energia, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira.

A ocorrência nos países vizinhos, que deixou dezenas de milhões de pessoas sem luz, muitas até o início da noite, fez com que o Brasil deixasse de promover envios de energia à Argentina a partir das 7h06 da manhã de domingo, apontou o documento do ONS.

De acordo com Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) divulgado nesta segunda-feira, houve no momento da ocorrência um "bloqueio automático" das subestações conversoras Garabi I e Garabi II, que ficam na fronteira entre Brasil e Argentina.

Mais tarde, o Brasil foi chamado a ajudar os vizinhos com envios de eletricidade.

Entre 12h13 e 15h30, o Brasil enviou energia para o Uruguai por meio da subestação conversora de Rivera, na fronteira, por solicitação do DCU, unidade da elétrica local UTE que coordena a operação do sistema elétrico uruguaio.

O envio aconteceu "por solicitação do DCU para atendimento à Argentina", segundo o ONS.

Entre 13h11 e 14h43 e entre 15h22 e 17h15, houve envios de energia por meio da subestação conversora Uruguaiana, também "por solicitação do DCU, em função de ocorrência no sistema uruguaio".

O total exportado pelo Brasil para Argentina e Uruguai no domingo somou 281 megawatts médios, de acordo com o boletim do ONS, abaixo de uma estimativa inicial de envio de 417 megawatts médios no dia, devido ao blecaute.

Foram enviados 10 megawatts médios pela subestação Rivera e 2 megawatts por Uruguaiana, ante previsão anterior de que não haveria intercâmbio energético por essas unidades.

Já as estações Garabi I e Garabi 2 enviaram 57 megawatts e 212 megawatts, respectivamente, contra 417 megawatts projetados originalmente para envio pela unidade Garabi II.

As subestações conversoras mudam a frequência da energia para os intercâmbios, uma vez que a rede do Brasil opera em 60 hertz, contra 50 hertz de Uruguai, Argentina e Paraguai, que também teve partes de seu território impactadas pelo blecaute.

Uma fonte com conhecimento da operação do sistema elétrico disse à Reuters que o fato de os países operarem em frequências diferentes ajudou a impedir impactos no Brasil.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Como as frequências são diferentes, as (subestações) conversoras fazem o papel de 'bloqueio' em perturbações que ocorram na hora em que possam estar havendo intercâmbios internacionais", disse a fonte, que falou sob anonimato porque não tem autorização para falar com a imprensa.

A energia retornou gradualmente após o blecaute-- no início da noite de domingo, quase 90% da Argentina já havia voltado à normalidade, assim como praticamente todo Uruguai e Paraguai.

Após o incidente, o presidente argentino Mauricio Macri afirmou que o apagão foi causado por uma falha na rede costeira do país, mas disse que as autoridades ainda estavam investigando o problema, prometendo uma apuração completa do que chamou de uma situação "sem precedentes".

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações