CEO da Shell diz que Europa não deve “confiar na sorte” para sua segurança energética

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 09.03.2023 15:24

Atualizado 10.03.2023 11:17

Por Michael Elkins

Investing.com - O CEO da Shell (NYSE:SHEL) (LON:RDSa), Wael Sawan, participou da CERAWeek, principal conferência de energia do mundo, na quinta-feira, 9, onde comentou que a Europa deveria parar de “confiar na sorte” em relação à sua segurança energética e construir uma nova infraestrutura de importação de gás natural para substituir o abastecimento russo.

"Precisamos deixar de depender da sorte como estratégia para nossas necessidades de energia na Europa", afirmou Sawan, que foi nomeado ao cargo de CEO em janeiro. "Me preocupa o fato de ainda não termos resolvido isso estruturalmente".

A Shell é a maior comerciante mundial de gás natural liquefeito, combustível que ajudou a Europa a substituir a enorme queda de fornecimento do combustível pelo gasoduto russo após a invasão da Ucrânia por Moscou.

A Europa conseguiu preencher seus estoques de gás a um custo enorme. As instalações permanecem cerca de 60% abastecidas, mas algumas semanas de frio podem esgotá-las, segundo o executivo.

"A Europa precisará conseguir muito mais GNL se quiser ter a segurança de abastecimento que deseja", defendeu Sawan. "Precisamos de mais armazenamento (de gás), precisamos de mais fontes renováveis."

Ele disse que o governo alemão fez "grandes avanços" ao construir quatro terminais de importação de GNL no ano passado, dois dos quais já estão em operação.

"São infraestruturas essenciais de importação para que a Europa possa ter confiança para diversificar o sistema de abastecimento", continuou.

As ações da SHEL fecharam o pregão de quinta-feira, 9, com uma queda de 1,16%, cotadas a 60,66 dólares em Nova York.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações