Clima favorável e China mais fraca: gasolina a 180 euros no verão de 2023, dizGS

Investing.com

Publicado 17.11.2022 11:00

Atualizado 17.11.2022 12:16

Por Alessandro Albano

Investing.com - Clima mais quente e menos demanda da China. É principalmente devido a estes dois fatores que os preços holandeses do gás TTF estão longe dos 300 euros por MWh vistos neste verão, mas as previsões não são tão otimistas.

Segundo a Goldman Sachs (NYSE:GS), o mercado de gás natural é caracterizado "por uma forte sazonalidade da procura", dado o elevado consumo invernal para aquecimento. que, diante de um "déficit de oferta considerável" como o que a Europa enfrentou este ano,

De facto, o verão é a altura em que é necessário construir armazenamento, pelo que, explicam da GS, “é a altura em que os preços provavelmente são mais elevados, para reduzir a procura e atrair GNL incremental”.

Mas o clima "excepcionalmente ameno" que se regista na Europa desde Outubro "exacerbou esta dinâmica", levando a uma queda acentuada dos preços dos combustíveis fósseis, a que se junta a fragilidade das importações de GNL da China que estão a deixar mais oferta para o Mundo antigo.

Essa mistura, continua GS na análise, ajudou a criar "uma reserva de armazenamento que tornou o noroeste da Europa muito mais protegido contra os eventos climáticos desta temporada e permitiu que os preços previstos para o verão de 2023 se equilibrassem acima do previsto anteriormente níveis de exigência”.

De acordo com as estimativas do banco de investimento, a demanda de gás do noroeste da Europa pode exceder "em uma média de cerca de 22 milhões de metros cúbicos por dia nossas previsões anteriores para o verão, sem que o armazenamento de gás no final de outubro de 2023 chegue a 90%".

"A aplicação da nossa medida de sensibilidade à procura de 2,4 euros/mcmd a este buffer leva-nos a rever em baixa a nossa previsão sobre o TTF em 55 euros/MWh para 180 euros/MWh para o próximo verão, ainda abaixo das previsões iniciais de 128 euros", afirmam dizer de Goldman.

No entanto, acrescenta o banco, não está excluído que o mercado se “equilibre ainda mais”. "Em nossa opinião - eles especificam - um enfraquecimento adicional dos fundamentos seria necessário, como um clima prolongado mais quente que a média pelo resto do inverno ou outro ano de baixo crescimento para a China".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações