Cofco investe em infraestrutura no Brasil e mostra interesse em economia de baixo carbono

Estadão Conteúdo

Publicado 24.03.2023 12:44

Atualizado 24.03.2023 16:10

Cofco investe em infraestrutura no Brasil e mostra interesse em economia de baixo carbono

A COFCO (SZ:002423) principal empresa chinesa de investimentos no agronegócio brasileiro, tem direcionado recursos para infraestrutura logística no Brasil e demonstra, além da comercialização de grãos, interesse em ampliar a relação com foco na economia verde, de baixo carbono. Essas foram algumas das constatações observadas, nesta sexta-feira, 24, durante reunião, na sede da companhia em Pequim, com a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Conforme comunicado do ministério, a Cofco está investindo cerca de US$ 300 milhões na reforma e ampliação do terminal arrematado no leilão do Porto de Santos para aumentar a capacidade de transporte de grãos.

O Brasil poderá ter também mais investimentos do grupo chinês, inclusive para uma parceria privada, sob coordenação do Ministério, para a recuperação de pastagens degradadas, dentro do novo programa ABC do Plano Safra 2023/24, que terá linhas de crédito diferenciadas e com juros mais atrativos para produtores que investirem em práticas socioambientais. Diante da proposta apresentada, a Cofco organizará uma missão para visitar o Brasil em breve e continuar as negociações, informa o ministério.

"Com toda essa introdução sobre a cooperação, ficamos satisfeitos e com esperança no futuro. O cenário, como o ministro e o embaixador falaram, é muito importante para a Cofco, mas também para os brasileiros e os chineses. Nos 15 anos futuros, com o aumento da qualidade de vida do povo chinês nossa cooperação vai se fortalecer mais. Não somente a Cofco, mas também a China precisa de mais parceria com o Brasil", afirmou o chairman da Cofco, Lyu Jun.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comentou sobre as potencialidades brasileiras para ampliação da parceria comercial. "Há um marco sendo estabelecido na nossa missão aqui na China. Além das relações comerciais, a retomada das relações fraternais, consequentemente ampliaram nossa, parceria para compra e venda de produtos", destacou o ministro.

As operações da Cofco no Brasil representaram a exportação de 33 milhões de toneladas de produtos, sendo que a empresa detém o quinto lugar nas exportações de milho, sexto em soja e sétimo em açúcar, com 7,2 mil funcionários no Brasil, o que representa 60% da força de trabalho da empresa fora da China.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações