Conab reduz previsão de safra 2016 de café do Brasil com alta no arábica e queda no robusta

Reuters

Publicado 21.09.2016 10:41

Conab reduz previsão de safra 2016 de café do Brasil com alta no arábica e queda no robusta

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu ligeiramente nesta quarta-feira sua projeção para a safra brasileira de café em 2016, para 49,64 milhões de sacas, ante 49,67 milhões de uma projeção de maio.

A empresa estatal elevou sua previsão para a produção de café arábica nesta temporada, mas o aumento não foi suficiente para compensar a queda na safra prevista para o café robusta.

A safra de arábica, variedade mais valorizada e da qual o Brasil é o maior produtor e exportador global, deverá ficar em 41,29 milhões de sacas, aumento de 1,02 milhão de sacas ante o relatório anterior.

"As condições climáticas favoráveis, nas principais regiões produtoras de arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva, favorecem as lavouras e justificam os ganhos de produtividade na maioria dos Estados", disse a Conab.

Os maiores ganhos de produtividade na comparação com 2015 foram observados em São Paulo (+43,7 por cento), Espírito Santo (+28,3 por cento) e Minas Gerais, com (+25 por cento).

A Conab destacou que as regiões Sul de Minas e Cerrado Mineiro --importantes regiões de produção de arábica no país-- tiveram aumento de área, de produtividade e regularidade climática, refletindo numa produção superior à safra anterior em 42 por cento e 63 por cento, respectivamente.

Já a produção de café robusta (conilon) do país foi projetada em 8,35 milhões de sacas, redução de 1,05 milhão de sacas ante maio.

"Este resultado se deve à redução de 4 por cento na área em produção e, sobretudo, à seca e à má distribuição de chuvas por dois anos consecutivos nos estádios de florescimento, formação e enchimento de grãos, no Espírito Santo, maior produtor da espécie conilon", afirmou a Conab.

A mediana de uma pesquisa da Reuters divulgada na terça-feira com 11 exportadores, comerciantes e entidades (incluindo a previsão de maio da Conab) apontou para uma safra de 54,9 milhões de sacas em 2016, com um amplo intervalo de projeções, de 47,8 milhões a 60 milhões de sacas.

Em 2015, o Brasil produziu 43,24 milhões de sacas de café, sendo 32,05 milhões de arábica e 11,19 milhões de robusta, segundo a Conab.

(Por Gustavo Bonato)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações