Empresas firmam parceria para desenvolver rota de acesso a fertilizantes

Estadão

Publicado 01.02.2024 13:37

Atualizado 01.02.2024 17:11

Empresas firmam parceria para desenvolver rota de acesso a fertilizantes

São Paulo, 1 - A Suzano (BVMF:SUZB3), Portocel e Adufértil firmaram uma parceria para estabelecer o desenvolvimento de uma nova rota a fertilizantes. O movimento acontece por meio do terminal portuário da Portocel, que prevê movimentar entre 120 mil a 180 mil toneladas de fertilizantes importados ao ano com o objetivo de atender a Adufértil, produtora do insumo no País.

A Portocel possui como acionistas as produtoras de celulose Suzano e Cenibra, com 51% e 49% de participação no terminal portuário, respectivamente.

Para a Suzano é benéfico favorecer o acesso da Adufértil aos fertilizantes importados, razão que incentivou a parceria entre as duas empresas em conjunto com a Portocel. Atualmente, a produtora faz o plantio de 1,2 milhão de árvores em diferentes operações no Brasil, o que requer forte consumo de fertilizantes e esforço intensivo de capital.

Neste sentido, a adequação da Portocel com foco em atender a Adufértil vai permitir o desenvolvimento de uma nova rota de acesso para obtenção de fertilizantes, fundamentais para o plantio de eucalipto.

A Adufértil pretende investir R$ 65 milhões com foco na instalação de uma misturadora em uma área próxima da Portocel e à fábrica da Suzano, ambas situadas em Aracruz (ES). As operações estão previstas para começar em 2026, após a conclusão das obras. A iniciativa deve permitir o escoamento do insumo para atender consumidores do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

De acordo com o gerente-executivo de Operações Florestais da Suzano, Carlos Alberto Nassur, a nova cadeia logística reforçará a competitividade da operação, pela integração e proximidade entre porto e fábrica. "Boa parte do fertilizante que utilizamos em nossos plantios florestais passará a chegar pelo Portocel, o que contribui para fortalecer o nosso porto e, sobretudo, a economia de Aracruz e do Espírito Santo, por meio da geração de tributos, trabalho e renda", destaca.

O presidente da Adufértil, Douglas Fontanini, destacou a relação de parceria entre a empresa e a Suzano, mencionando que o relacionamento entre as duas companhias acontece desde 1998. "Projeto cautelosamente desenhado por Suzano, Portocel e Adufértil, a iniciativa demonstra não só o interesse e total confiança dos principais players do setor, mas também os esforços para, cada vez mais, aprimorarmos a cadeia produtiva de celulose", afirmou.

O gerente-executivo de Operações do Portocel, Alexandre Mori, destacou a diversificação das atividades no porto. "A nova operação com fertilizantes reforça o nosso posicionamento como um porto multipropósito e aumenta nosso share de atuação no segmento", disse.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações