Não mencione preço do petróleo: ameaça legal dos EUA provoca mudança na Opep

Reuters  |  Autor 

Publicado 17.10.2018 12:18

EXCLUSIVO-Não mencione preço do petróleo: ameaça legal dos EUA provoca mudança na Opep

LONDRES/DUBAI (Reuters) - A Opep pediu a seus membros que não mencionem os preços do petróleo ao discutirem políticas, em um movimento de ruptura com o passado, já que o grupo tenta evitar o risco de ação legal dos EUA por manipular o mercado, disseram fontes próximas ao cartel.

A proposta de legislação norte-americana conhecida como "NOPEC", que poderia expor o grupo a ações judiciais antitruste, está há muito tempo adormecida, com presidentes anteriores dos EUA sinalizando que vetariam qualquer medida para torná-la lei.

Mas o presidente dos EUA, Donald Trump, tem sido um crítico da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, culpando-a pelos altos preços do petróleo e pedindo que aumente a produção para aliviar a pressão sobre um mercado que ronda máximas de quatro anos.

Isso fez com que a Opep e sua líder não-oficial, a Arábia Saudita, ficassem nervosas sobre o que isso poderia significar para a NOPEC, ou para a Lei dos Cartéis de Produção e Exportação de Petróleo.

A decisão de não discutir um nível de preço do petróleo preferencial --uma das maneiras pelas quais o grupo pode orientar as expectativas do mercado-- ressalta como a posição agressiva de Trump no mercado de petróleo está perturbando a Opep e testando os laços entre os aliados Ria e Washington.

Em julho, altos funcionários da Opep participaram de um workshop em Viena com a firma de advocacia internacional White & Case para discutir o projeto NOPEC, e os advogados aconselharam evitar a discussão pública dos preços do petróleo e falar sobre a estabilidade do mercado de petróleo, disseram duas fontes familiares com o assunto.

Oficiais da Opep também foram aconselhados a explorar os canais de lobby diplomático para tentar impedir que o projeto de lei NOPEC se torne lei, disse uma das fontes.

Em 1º de agosto, o secretariado da Opep enviou uma carta aos ministros fazendo uma recomendação semelhante.

"Acreditamos que a estabilidade do mercado, e não os preços, é o objetivo comum de nossas ações", escreveu o ministro de Energia dos Emirados Árabes, Suhail al-Mazroui, que ocupa a presidência rotativa da Opep neste ano, em uma carta, vista pela Reuters.

A White & Case não respondeu a um pedido da Reuters para comentar.

(Reportagem adicional de Jarrett Renshaw em Nova York e Yara Bayoumy em Washington)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações