Exportação de milho pela Ucrânia deve subir 8% em 2023/24, diz USDA em Kiev

Estadão

Publicado 02.02.2024 05:31

Atualizado 02.02.2024 08:40

Exportação de milho pela Ucrânia deve subir 8% em 2023/24, diz USDA em Kiev

São Paulo, 2 - As exportações de milho da Ucrânia devem alcançar 29,2 milhões de toneladas em 2023/24, aumento de 8% ante o ano comercial anterior, estimou em relatório a representação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Kiev. Quanto ao trigo, a projeção indica alta de 3%, para 17,7 milhões de toneladas. A agência destaca que o país apresenta volumes mais altos de produção de grãos em 2023/24 e que, até o fim de 2023, a Ucrânia retomou de forma independente as operações em seus principais portos marítimos no Mar Negro, Chornomorsk, Odessa e Pivdennyi, além de ampliar a capacidade de embarque pelo Rio Danúbio.

Com base na elevada taxa de exportação em dezembro de 2023, a agência estima que, se a Ucrânia mantiver a média mensal de embarque de cerca de 4 milhões de toneladas de grãos, o país vai exportar grande parte da colheita e alcançar os números projetados. Nos últimos anos, a Ucrânia exportou em média 3,8 milhões de toneladas de grãos a cada mês. Contudo, os embarques de janeiro devem ser ligeiramente mais baixos que os do mês anterior, diz o USDA. Ainda assim, as preocupações sobre o trânsito pelo Mar Vermelho "ainda não parecem ter efeitos significativos nas exportações" e, segundo os exportadores, aumentou apenas ligeiramente as tarifas de frete a granel.

Quanto à produção, em relatório mais recente, de outubro, o escritório do USDA estima que o milho deva alcançar 30,55 milhões de toneladas em 2023/24, ante previsão de 26,2 milhões de toneladas projetadas para 2022/23. Já a produção de trigo ucraniano deve somar 23,14 milhões de toneladas, enquanto a projeção para o ano comercial anterior era de 22,07 milhões de toneladas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações