Exportação de soja do Brasil acelera em junho, aponta Secex

Reuters

Publicado 19.06.2023 15:36

Atualizado 19.06.2023 18:25

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil até a terceira semana de junho alcançou média diária de 795,3 mil toneladas, alta de 67,2% ante o registrado na média do mesmo mês completo de 2022, um ritmo que poderia levar o país a marcar um novo recorde mensal, indicou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

A média diária do Brasil, maior produtor e exportador global de soja, aumentou na comparação com o total embarcado por dia até a segunda semana do mês, que havia somado 768,3 mi toneladas. O país tira vantagem de uma demanda firme e também de uma safra recorde.

Considerando os 11 primeiros dias úteis iniciais de junho, o volume embarcado de soja no acumulado do mês somou 8,75 milhões de toneladas, versus 9,99 milhões de toneladas em junho completo do ano passado, segundo a Secex.

Caso a média diária de embarques por dia útil se mantenha até o final de junho, o Brasil poderia exportar volumes adicionais próximos de 8 milhões de toneladas.

Isso elevaria o total embarcado para mais de 16 milhões de toneladas, volume que poderia superar um recorde histórico mensal registrado em abril de 2021, de 16,1 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

Por outro lado, dados da programação de embarques de soja, levantados pela agência marítima Cargonave, apontaram nesta segunda-feira um número de exportação inferior ao previsto na semana passada.

Agora a Cargonave projeta 14,33 milhões de toneladas de soja na exportação em junho, versus 14,76 milhões de toneladas na previsão da semana anterior.

Ainda assim, caso seja confirmado, o total estimado para junho ficaria muito próximo dos maiores patamares mensais do ano, registrados em março e maio, segundo a Cargonave.

Seria ainda o quarto mês seguido de exportações acima de 14 milhões de toneladas, segundo a Cargonave.

(Por Roberto Samora)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações