ExxonMobil processa duas empresas acionistas por apresentarem proposta de redução de emissões

Estadão Conteúdo

Publicado 22.01.2024 14:33

Atualizado 22.01.2024 17:40

ExxonMobil processa duas empresas acionistas por apresentarem proposta de redução de emissões

A ExxonMobil (NYSE:XOM) está processando duas empresas de investimento sustentável, numa tentativa de impedi-las de apresentar uma proposta de acionistas que pode obrigar a petrolífera a reduzir ainda mais as suas emissões de gases com efeito de estufa. Num processo federal aberto no Texas no domingo, a gigante petrolífera com sede em Houston disse que as empresas de investimento Arjuna Capital e Follow This tornaram-se acionistas da Exxon apenas para apresentar propostas que "diminuiriam os negócios existentes da empresa".

Arjuna apresentou uma proposta em dezembro pedindo aos acionistas que aprovassem resoluções comprometendo a Exxon "a ir além dos planos atuais, acelerando ainda mais o ritmo das reduções de emissões no médio prazo".

A Follow This aderiu à proposta no dia seguinte, disse a Exxon. A proposta aconselha a empresa a visar as emissões dos seus fornecedores e clientes, além das suas próprias.

Arjuna Capital e Follow This apresentam propostas de investidores há mais de uma década na Exxon e em outras empresas de petróleo e gás. Nenhuma das empresas respondeu aos pedidos de comentários.

A Exxon afirma que, de acordo com as regras da SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), uma empresa pode excluir uma proposta de acionista de sua declaração de procuração se ela "tratar de um assunto relacionado às operações comerciais normais da empresa".

Em circunstâncias normais, as empresas que desejam excluir as propostas dos acionistas de suas declarações de procuração enviam uma solicitação à SEC.

A ação da Exxon é uma tentativa incomum de contornar esse processo, já que a SEC, nos últimos anos, tornou-se menos inclinada a permitir que as empresas bloqueiem propostas. Fonte: Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações