Futuros de gás europeus atingem menor nível desde julho sob moderação de demanda

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 19.09.2022 07:18

Atualizado 19.09.2022 08:18

Por Geoffrey Smith

Investing.com - Os preços de referência do gás natural na Europa caíram para o menor nível em dois meses na segunda-feira, uma vez que a queda contínua na demanda da indústria encorajou as esperanças de que o continente consiga passar o inverno sem importações da Rússia.

O contrato TTF holandês , que atua como referência para todo o noroeste da Europa, caiu para 171,30 euros por megawatt-hora antes de retroceder um pouco para ficar em 183 euros/MWh às 8h17, uma queda de 2,55% em relação ao fechamento de sexta-feira.

Os preços caíram quase 50% em relação ao pico no início do verão, quando a decisão da Rússia de interromper todos os fluxos de gás através do gasoduto Nord Stream 1 provocou temores de racionamento generalizado em todo o continente.

As importações russas normalmente representam 40% do total europeu, mas atualmente estão em menos de 10% das importações, refletindo o sucesso europeu no fornecimento de gás alternativo nos últimos meses, principalmente na forma de gás natural liquefeito, ou GNL. A queda nos preços acelerou à medida que os planos para impor limites de consumo neste inverno foram tomando forma lentamente. Estes ainda estão para ser finalizados, no entanto.

Limites de demanda obrigatórios agravariam a destruição contínua da demanda causada pelo aumento dos preços no verão, que prejudicou grande parte da indústria de uso intensivo de energia do continente, especialmente suas empresas de fertilizantes e produtos químicos.

A demanda industrial alemã, que estava apenas 3,6% abaixo dos níveis de 2021 até abril, caiu 22% em relação aos níveis de 2021 em agosto, segundo dados da operadora alemã de mercado de gás Trading Hub Europe.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações