Gás natural atinge nova máxima na Europa; greve na Noruega agrava situação

Investing.com

Publicado 05.07.2022 05:04

Atualizado 05.07.2022 07:22

Por Geoffrey Smith

Investing.com – Os preços referenciais do gás natural na Europa atingiram uma nova máxima de três meses na abertura desta terça-feira, com os trabalhadores da indústria offshore de gás da Noruega aprovando uma ampliação da greve para outros campos.

Às 07h20 (horário de Brasília) o contrato do gás natural TTF holandês para agosto disparava 5,68%, cotado a 172,2 euros por megawatt-hora, em relação ao fechamento de segunda-feira. Na abertura, o contrato tocou 168,5 EUR/MWh antes de corrigir e voltar a subir até 176 euros.

A empresa norueguesa de óleo e gás Equinor (OL:EQNR) declarou, mais cedo, que precisará realizar interrupções controladas na produção em mais quatro campos: Heidrun, Kristin, Tyrihans e Aasta Hansteen, após os trabalhadores rejeitarem as últimas propostas dos mediadores.

A produção total em Heidrun, Kristin/Tyrihans e Aasta Hansteen é de cerca de 333.000 barris de óleo equivalente (boe/d), dos quais 264.000 boe/d é de gás natural, de acordo com a Equinor.

Os trabalhadores do sindicato Lederne exigem maiores salários para compensar a pior inflação em décadas.

A restrição de oferta de gás da Noruega ocorre em um momento bastante penoso para a Europa. A Rússia cortou todo o fornecimento para vários países, como Holanda e Dinamarca, e reduziu mais da metade do abastecimento para seus dois maiores clientes, Alemanha e Itália. Houve, entretanto, uma leve melhora na situação da Áustria, na terça-feira, onde o grupo integrado de óleo e gás OMV afirmou que sua redução de gás russo havia caído para 40%, contra 50% anteriormente.

A Alemanha, em particular, está enfrentando dificuldades para substituir os volumes de gás russo através de um programa de investimento acelerado em terminais para importação de gás natural liquefeito. Órgãos reguladores estatais, na segunda-feira, aprovaram o início imediato da construção de um terminal flutuante de regaseificação em Wilhelmshaven, perto de Bremen, o que pode cobrir 8,5% da demanda de gás da Alemanha. O CEO do grupo alemão de energia Uniper (ETR:UN01), Klaus-Dieter Maubach, declarou que espera que as instalações entrem em operação antes do fim do próximo inverno.

A Uniper está atualmente em tratativas com o governo federal da Alemanha para um resgate de bilhões de euros, a fim de cobrir suas perdas por ter que substituir o gás contratado da Rússia por outras ofertas no mercado à vista.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações