Gazprom diz que não pode garantir que o gasoduto funcionará após a devolução do equipamento

Investing.com

Publicado 13.07.2022 12:22

Atualizado 13.07.2022 15:42

Por Geoffrey Smith

Investing.com - O monopólio russo de gás Gazprom (MCX:GAZP) disse na quarta-feira que não garantiria a retomada dos embarques de gás para a Europa através de seus gasodutos, apesar das recentes decisões políticas no Canadá que permitiram o retorno de equipamentos de compressão importantes da manutenção.

Sob pressão de aliados europeus em meio a uma crise de energia, o governo canadense concordou em renunciar às sanções contra a Rússia, permitindo que a empresa de engenharia alemã Siemens Energy (ETR:ENR1n) enviasse o equipamento de volta para a estação de compressão de Portovaya.

A Gazprom culpou sua decisão de cortar o fornecimento de gás para a Alemanha em 60% em junho pela ausência desse equipamento - uma explicação que Berlim rejeitou como falsa e politizada. A Gazprom recusou-se a reencaminhar os fornecimentos contratados para a Europa através de outros oleodutos, sem dar qualquer explicação.

"A Gazprom não possui nenhum documento que permita à Siemens obter o motor de turbina a gás da Portovaya CS (estação de compressão) do Canadá, onde está atualmente em reparos", disse o monopólio russo de gás em comunicado. "Nessas circunstâncias, parece impossível chegar a uma conclusão objetiva sobre os desenvolvimentos futuros em relação à operação segura do Portovaya CS, uma instalação de importância crítica para o gasoduto Nord Stream."

Tal como acontece com sua explicação inicial, a declaração da Gazprom provavelmente será tomada pelos governos europeus como um pretexto para manter as torneiras de gás para a Europa fechadas, aumentando a pressão sobre o Ocidente para abandonar seu apoio à Ucrânia.

O Nord Stream, o duto que transporta gás russo sob o Mar Báltico diretamente para a Alemanha, foi totalmente fechado no início desta semana para um período de manutenção programada que normalmente dura cerca de 10 dias.

{{1178699|Os futuros de gás natural de referência na Europa}} subiram mais 4,6% na quarta-feira, sendo negociados a 180 euros por megawatt-hora, à medida que a perspectiva de racionamento de gás durante o próximo inverno se aproximava de se tornar realidade.

A declaração da Gazprom veio apenas uma hora depois que a União Europeia fez concessões à Rússia, determinando que mercadorias sancionadas podem passar pelo território da UE para o enclave russo de Kaliningrado, que fica entre os membros da UE, Lituânia e Polônia. A Lituânia havia bloqueado o transporte de tais mercadorias há alguns meses, com o apoio da UE. Na quarta-feira, no entanto, a Comissão Europeia decidiu que os embarques ferroviários da Rússia continental e da Bielorrússia podem continuar, desde que não contenham mercadorias militares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Lituânia reforçou suas restrições ao trânsito no início desta semana, estendendo-as para incluir concreto, madeira, álcool e produtos químicos industriais à base de álcool.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as concessões da UE ainda não resolveram o problema.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações