Gigante de metais da Rússia escapa de sanções

Estadão Conteúdo

Publicado 07.03.2022 10:29

Atualizado 07.03.2022 13:40

Gigante de metais da Rússia escapa de sanções

Até agora, os EUA e seus aliados não impuseram sanções à MMC Norilsk Nickel da Rússia. A mineradora é responsável por cerca de 5% da produção anual mundial de níquel, um componente de baterias de veículos elétricos, e cerca de 40% de paládio, que vai para conversores catalíticos e semicondutores.

O preço desses metais disparou desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em meio a preocupações de que sanções ocidentais ou dificuldades logísticas decorrentes do conflito possam sufocar os suprimentos. Na sexta-feira, o níquel foi negociado em seu nível mais alto em uma década e subiu 37% até agora este ano. O paládio aumentou cerca de 57% no ano.

Apesar da alta nos preços dos metais, o preço das ações da Nornickel - como o de outras empresas russas de commodities - caiu 17% até agora este ano. A queda provavelmente será mais severa, já que as negociações das ações listadas em Moscou foram suspensas há vários dias, quando começaram a despencar.

Várias empresas ocidentais dizem que estão procurando diversificar sua oferta fora da Nornickel. Isso reflete uma tendência em várias commodities, incluindo petróleo e aço, já que os compradores ocidentais evitam fornecedores russos em meio a preocupações de que possam ser atingidos por sanções ou simplesmente ter problemas para retirar produtos do país.

As sanções ocidentais em resposta ao conflito atual evitaram amplamente as empresas que fornecem petróleo, gás e outras commodities importantes ao Ocidente. Poucas empresas são tão importantes em grandes mercados de commodities quanto a Nornickel, particularmente para o paládio. "Se tivermos sanções e não pudermos acessar esse paládio, você deve esperar uma interrupção globalmente", disse Gabriele Randlshofer, diretora administrativa da International Platinum Group Metals Association, um grupo comercial cujos membros incluem compradores e fornecedores de paládio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações