Governo digitaliza emissão de certificado sanitário para produto de origem animal

Estadão

Publicado 04.04.2024 06:30

Atualizado 04.04.2024 09:40

Governo digitaliza emissão de certificado sanitário para produto de origem animal

Brasília, 4 - O Ministério da Agricultura lançou nesta quarta-feira (3) o sistema de digitalização dos certificados sanitários nacionais para o trânsito de produtos de origem animal pelo território brasileiro. Pelo novo processo, os certificados dos produtos serão assinados eletronicamente pelos auditores fiscais federais agropecuários. Até então, o documento era impresso e coletado pela empresa requerente do pedido, o que gerava morosidade no processo. "O setor buscava a certificação eletrônica há mais de dez anos", destacou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na solenidade de lançamento do sistema.

De acordo com a pasta, está sendo desenvolvido um módulo para permitir a emissão do documento digital também para exportação. "O mundo inteiro optou por migrar para a certificação eletrônica e espera que entremos nesse processo. A certificação eletrônica diminui fraude, reduz extravio de documento, além de agregar a facilidade inerente de um processo digitalizado.É um passo a mais para a confiança do sistema sanitário do Brasil", avaliou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Carlos Goulart.

O ministro antecipou, ainda, que o governo está desenvolvendo a digitalização dos certificados sanitários para produtos de origem vegetal. "Faremos a próxima implementação para certificação vegetal. Será em um navio atracado neste mês carregando grão para exportação e o processo será feito eletronicamente", adiantou Fávaro.

Representantes de indústrias e exportadores de carnes presentes no evento comemoraram a digitalização do certificado sanitário. "Estamos há anos esperando isso. (A certificação eletrônica) vai trazer segurança para os auditores, para as empresas e para os países importadores. Ganhamos competitividade", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações