Incêndio em porto da Líbia destrói até 1,8 mi barris de petróleo

Reuters

Publicado 30.12.2014 18:05

Incêndio em porto da Líbia destrói até 1,8 mi barris de petróleo

TRÍPOLI (Reuters) - Um incêndio que já dura quase duas semanas em Es Sider, o maior porto exportador de petróleo da Líbia, destruiu até 1,8 milhão de barris do produto e danificou sete tanques de armazenagem, causando um prejuízo de 213 milhões de dólares, disse um alto executivo nesta terça-feira.

O terminal de Es Sider e o de Ras Lanuf, nas proximidades, pararam de operar três semanas atrás, quando forças leais a um governo rival em Trípoli tentaram tomá-los de forças aliadas ao reconhecido primeiro-ministro Abdullah al-Thinni.

Os terminais ainda estão sob o controle das forças de Thinni, mas a área tornou-se um campo de batalha contra ex-rebeldes que ajudaram a derrubar Muammar Gaddafi em 2011, mas agora lutam pelo controle do país do norte africano.

Um grande incêndio em um parque de tanques fora do terminal foi relatado na quinta-feira depois de um ataque de foguete, com ambos os lados culpando o adversário.

O mais graduado executivo de petróleo de Thinni, al-Mabrook al-Buseif, disse à Reuters que o fogo danificou sete tanques e destruiu 1,8 milhão de barris de petróleo, cerca de quatro vezes a produção diária da Líbia.

Dois tanques entraram em colapso e outros dois ainda estão em chamas, disse Mohamed El Harari, porta-voz da petroleira estatal National Oil Corp (NOC). Incêndios em dois tanques já foram apagados.

Thinni foi forçado mudar-se para o leste do país desde que um grupo rival chamado Amanhecer Líbio capturou Trípoli, em agosto, instalando seu próprio governo e parlamento, que não são reconhecidos pelas potências mundiais.

Es Sider é abastecida a partir de campos geridos pela Waha Oil, joint-venture entre a NOC da Líbia e as norte-americanas Hess, Marathon e ConocoPhillips.

Sem os dois portos que representam cerca de 300 mil barris por dia (bpd) de exportações, a produção da Líbia estava na faixa de 380 mil bpd com informações do domingo, disse Harari.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações