Inundações ameaçam refinarias de petróleo nos EUA

Reuters

Publicado 31.12.2015 18:40

Inundações ameaçam refinarias de petróleo nos EUA

Por Jessica Resnick-Ault e Erwin Seba

NOVA YORK (Reuters) - Inundações recordes em todo o Meio-Oeste dos Estados Unidos estão ameaçando refinarias de petróleo e as operadoras de oleodutos numa área que vai do Estado de Illinois ao de Louisiana, elevando potencialmente o excesso de estoques de petróleo no mercado interno num momento em que já está em níveis recordes.

As enchentes trouxeram à tona a lembrança das cheias históricas cinco anos atrás, que afetaram 13 por cento da capacidade de refino dos EUA.

Desta vez, dois oleodutos que abastecem a refinaria Wood River, da Phillips 66 (N:PSX), em Illinois, foram fechados como medida de precaução, enquanto em Memphis, Estado do Tennessee, a Exxon Mobil Corp (N:XOM) estava fazendo preparativos para possível encerramento do terminal de produtos refinados e a Valero Energy Corp (N:VLO) se preparava para uma provável inundação de sua refinaria. Os alagamentos ocorrem num momento em que o mercado interno continua com excesso de petróleo, e os estoques em Cushing bateram recordes históricos na semana passada.

Na quarta-feira, dados de estoques mostraram um aumento de 2,6 milhões de barris na semana passada, já que os preços norte-americanos do mercado futuro relativamente altos foram um estímulo à importação do produto e a demanda por derivados enfraqueceu. "Podemos considerar o que aconteceu em 2011 como uma diretriz para o que vai acontecer em 2016", disse John Auersperg, vice-presidente sênior da consultoria de refino Turner Mason & Co.

Enchentes recordes em 2011 afetaram a capacidade de refino dos Estados Unidos em 2,3 milhões de barris por dia, mas apenas uma fábrica foi fechada e duas outras relataram cortes de produção. Desta vez, a previsão é que a enchente seja a terceira mais ampla registrada em Cairo, Mississippi, ao norte de algumas das maiores refinarias do país.

Essas inundações, desencadeadas pelo aumento anormal do derretimento da neve e agravadas por fortes chuvas em abril e maio, motivaram o fechamento por precaução de algumas refinarias, enquanto outras perderam o acesso ao Mississippi por causa de bloqueios no rio. As inundações prejudicaram instalações de refinarias, incluindo a da Exxon Mobil Corp. de Baton Rouge, Louisiana, que produz 502 mil barris por dia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Toda essa água vai descer para a região de Louisiana", disse Bob Anderson, porta-voz do corpo de engenheiros do Exército dos EUA.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações