Irã aumenta volume exportado ao Ocidente para quase o mesmo nível enviado à Ásia

Reuters

Publicado 09.06.2017 12:27

Irã aumenta volume exportado ao Ocidente para quase o mesmo nível enviado à Ásia

NOVA DÉLHI (Reuters) - As exportações de petróleo do Irã para o Ocidente aumentaram em maio para o seu nível mais alto desde o fim das sanções no início de 2016 e quase alcançaram o nível dos volumes exportados para a Ásia, disse uma fonte familiar com as exportações de petróleo iranianas.

O Irã, que costumava ser o segundo maior exportador de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), vem aumentando a produção desde 2016 para recuperar a perda de mercado perante os rivais regionais, incluindo Arábia Saudita e Iraque.

Enquanto muitas nações asiáticas continuaram a comprar petróleo do Irã durante as sanções, os países ocidentais suspenderam as importações, reduzindo para metade as exportações globais do Irã para 1 milhão de barris por dia (bpd).

No mês passado, o Irã exportou cerca de 1,1 milhão de bpd para a Europa, incluindo a Turquia, quase alcançando níveis de pré-sanção e apenas pouco abaixo do 1,2 milhão de bpd fornecido para a Ásia, informou a fonte à Reuters.

Após o fim das sanções, Teerã adicionou novos clientes, como a Litasco e a Lotos, e reconquistou clientes como Total (PA:TOTF), ENI (MI:ENI), Tupras (L:RDSa), Repsol (MC:REP), Cepsa (GQ:CPF) e Hellenic Petroleum (AT:HEPr).

O Irã recebeu a permissão para aumentar a produção em meio a um acordo da Opep com outros países, fechado em dezembro, para limitar a produção.

A produção total de petróleo no Irã em maio totalizou 3,9 milhões de bpd, segundo a fonte.

(Por Nidhi Verma)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações