Itaipu fará nova operação especial para ajudar no escoamento da soja no Paraguai

Reuters

Publicado 02.08.2020 17:27

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A hidrelétrica de Itaipu vai aumentar a produção de energia a partir de segunda-feira para ajudar no escoamento por hidrovia da safra de soja do Paraguai, informou a usina à Reuters neste domingo.

Segundo comunicado de Itaipu, a medida, que permitirá a exportação de 100 mil toneladas do grão paraguaio, ficará em vigor até 16 de agosto.

A operação será sem a necessidade de abertura do vertedouro para garantir mais água à jusante (abaixo) da hidrelétrica, ajudando no aumento do nível do Rio Paraná no país vizinho.

"A usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, vai aumentar a produção de energia para garantir o escoamento de mais água e permitir que o país vizinho consiga exportar, por hidrovia, 100 mil toneladas de soja, hoje paradas em armazéns e barcaças, ao mercado internacional", afirmou a usina.

O pedido de ajuda foi feito pela chancelaria do Paraguai ao governo brasileiro e a proposta foi direcionada ao Ministério de Minas e Energia, Eletrobras (SA:ELET3), Agência Nacional de Águas e Operador Nacional do Sistema elétrico (OSN).

"Com mais água turbinada, haverá mais água rio abaixo (à jusante)", informou Itaipu.

Pela programação, de segunda a sexta-feira, serão 7.500 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) e, nos finais de semana, a defluência será de 7.100 m³/s, uma elevação de 1.000 m³/s em relação ao volume atual.

O diretor-geral de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, disse em nota que a ajuda será boa para os dois países.

"Essa operação vai ter um ganha-ganha. Poderemos ajudar os nossos sócios e, ao mesmo tempo, melhorar nossa produção de energia. Quanto mais conseguimos produzir, melhor para o desenvolvimento dos dois países-irmãos", afirmou.

Segundo Itaipu, 104 barcaças carregadas aguardam que o nível do rio aumente para transpor a eclusa da usina binacional Yacyretá, que também vai participar da operação.

A passagem das barcaças pela eclusa de Yacyreta, divididas em oito comboios, está prevista para os dias 10, 11 e 12 de agosto, segundo o Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.

A chamada "janela de água" propiciada por Itaipu vai garantir centenas de empregos dos paraguaios que trabalham no carregamento e transporte da soja.

Essa é a segunda ajuda de Itaipu aos paraguaios esse ano. Na primeira operação, houve abertura controlada do vertedouro da usina , o que aumentou em três metros o nível do Rio Paraná.

Segundo Itaipu, a medida proporcionou a movimentação de 170 barcaças carregadas de soja retidas em decorrência da forte seca na região e, ainda permitiu o escoamento e acesso aos portos argentinos e uruguaios.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações