Itália aumenta as importações de petróleo de Moscou

Investing.com

Publicado 20.05.2022 05:22

Atualizado 21.05.2022 08:52

Por Alessandro Albano, do Investing.com Itália

Investing.com - A Itália importou mais petróleo russo em maio do que antes do início da guerra na Ucrânia, enquanto as discussões continuam em Bruxelas para aprovar o embargo de petróleo de Moscou.

De acordo com uma análise de Kpler publicada pelo Financial Times na sexta-feira, a Rússia exportou cerca de 450.000 barris de petróleo bruto por dia em maio, mais de quatro vezes o número de fevereiro e o maior desde 2013, com dois terços do petróleo destinado ao porto de Augusta, na Sicília, próximo à refinaria ISAB controlada pela russa Lukoil (LON:LKOHyq).

A refinaria siciliana, explica o diário financeiro britânico, garantiu o abastecimento para várias partes do mundo graças às "linhas de crédito dos bancos europeus", que deixaram de conceder empréstimos após a invasão da Ucrânia, obrigando a ISAB "a depender exclusivamente de abastecimentos da empresa-mãe".

"É paradoxal, a União Europeia (UE) queria penalizar as importações de energia russas, mas aqui foi realmente encorajado por sanções", disse Alessandro Tripoli, secretário-geral do sindicato FEMCA CISL para as províncias de Siracusa e Ragusa, na Sicília, ao Financial Times. "Apenas 30% por cento do petróleo da ISAB era russo antes das sanções, agora é 100% porque os bancos italianos bloquearam as linhas de crédito da refinaria, então a Lukoil se tornou seu único fornecedor", acrescentou o secretário.

A ISAB, lembra o FT, processa até 22% do petróleo bruto italiano e exporta para dezenas de países. Fundada em 1972, foi adquirida em 2008 pela Litasco, entidade suíça controlada pela Lukoil.

O petróleo bruto russo não chegou em grandes quantidades apenas na Sicília. As importações de Moscou também aumentaram no porto de Trieste, conectado através do oleoduto Transalpine a duas refinarias na Alemanha parcialmente detidas pela Rosneft (LON:ROSNq), uma das principais empresas russas de energia.

De acordo com o Financial Times, após o boom das importações, a Itália ultrapassará a Holanda como o maior centro europeu de importação de petróleo marítimo russo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações