Light apresenta plano de recuperação judicial com diferentes opções de pagamentos

Reuters

Publicado 15.07.2023 12:36

Por Rodrigo Viga Gayer

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Light S.A. apresentou à Justiça do Rio de Janeiro um plano de recuperação judicial que prevê seis alternativas de pagamento aos credores, informou a empresa na noite de sexta-feira.

Em maio, a holding da Light pediu recuperação judicial à 3ª Vara Empresarial da Capital do Rio de Janeiro, mediante passivos de 11 bilhões de reais.

“O plano de recuperação judicial apresentado nesta sexta-feira traz opções de pagamento aos seus credores, que levam em consideração a pulverização da dívida da empresa e um universo heterogêneo de credores: são mais de 40 mil investidores pessoa física, 250 fundos de investimento e 10 instituições financeiras, nacionais e estrangeiros”, informou a companhia em comunicado.

Segundo a Light, entre as seis opções previstas no plano de recuperação, quatro alternativas oferecem aos credores a possibilidade de recebimento integral dos créditos.

O plano prevê por exemplo pagamento integral para os credores que tem até 10 mil reais a receber. Segundo a companhia, essa opção contemplaria 25 mil CPFs, representando mais de 60% do total daqueles que compraram debêntures da empresa.

A Light também informou que pretende levantar ao menos 1 bilhão de reais por meio de uma capitalização.

O plano prevê ainda a conversão de dívidas em ações da Light SA (BVMF:LIGT3), entre outras opções.

A empresa planeja um desconto de até 60% para aqueles acionistas que queiram vender seus papéis da empresa.

O plano ainda terá que ser apreciado pelo Judiciário e pelos credores da empresa antes de chegar a sua versão final. Normalmente, os planos de recuperação sofrem mudanças no transcorrer do processo de discussões.

“Obviamente um processo normal de recuperação judicial tem um início de negociação e pode ter coisa que mude. O que importa é que hoje existe um plano, se vai ser ele é outra coisa”, disse uma fonte da empresa à Reuters.

A Light atende 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro e tem cerca de 4,5 milhões de clientes.

A empresa garante que mantém suas obrigações setoriais e com os consumidores, a despeito do processo de recuperação judicial.

Em paralelo, a Light tenta junto ao governo a antecipação da renovação da concessão que vence em 2026. A empresa também solicitou a Aneel uma nova revisão tarifária extraordinária

 

(Edição de Pedro Fonseca)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações