México adia proibição de herbicida com glifosato enquanto não encontra substituto

Estadão

Publicado 27.03.2024 13:29

Atualizado 27.03.2024 16:41

México adia proibição de herbicida com glifosato enquanto não encontra substituto

Cidade do México, 27 - O México adiou a proibição de herbicidas contendo glifosato, que estava programada para 31 de março, até que se encontre um substituto para manter a produção agrícola do país, disse o governo. A medida estabelecia o prazo com a condição de que alternativas estivessem disponíveis. "Uma vez que as condições não foram alcançadas para substituir o uso de glifosato na agricultura, o interesse em salvaguardar a segurança alimentar do país deve prevalecer", disse em comunicado.

De acordo com um decreto de 2023, as alternativas podem incluir outros agroquímicos considerados seguros para a saúde e mecanismos de controle de ervas daninhas que não envolvam o uso de herbicidas.

O governo citou estudos que afirmam que o glifosato tem efeitos adversos na saúde de humanos e de alguns animais. O decreto também inclui a proibição de milho geneticamente modificado para consumo humano e prevê sua eliminação gradual no uso para ração animal ou processamento industrial. O México afirma que a medida também tem como objetivo proteger as variedades nativas de milho.

Entretanto, os EUA contestam a proibição do milho transgênico, afirmando que isso compromete acordos no Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). Em agosto, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA solicitou um painel de resolução de disputas do USMCA após ambos os países não chegarem a um acordo durante um período de consultas.

A maior parte do milho cultivado nos Estados Unidos é geneticamente modificada. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o México importou US$ 5,4 bilhões em milho norte-americano em 2023, sendo o principal destino das exportações do milho do país. Fonte: Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações