Minério de ferro amplia queda em Dalian com efeitos contínuos do monitoramento do governo

Reuters

Publicado 29.11.2023 09:14

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian ampliaram as quedas pela quinta sessão nesta quarta-feira, com a dinâmica do mercado reagindo à contínua intervenção do governo e aos dados desanimadores da produção.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Bolsa de Mercadorias de Dalian na China caiu 0,5%, a 955,5 iuanes (134,17 dólares) por tonelada no fechamento.

Enquanto isso, o minério de ferro de janeiro, referência da Bolsa de Cingapura, subiu 0,8%, a 128,40 dólares por tonelada, depois de cair até 3% na sessão anterior.

Os analistas disseram que estavam atualmente observando as intervenções frequentes e vigorosas das autoridades chinesas para controlar os preços.

O planejador estatal da China disse na segunda-feira que havia realizado uma pesquisa sobre os índices de preços de várias commodities, incluindo aço e minério de ferro, para manter um mercado saudável.

A ação do centro de monitoramento de preços da Comissão de Desenvolvimento e Reforma ocorreu após a emissão de dois avisos sobre reforço da supervisão do mercado de minério de ferro na semana passada.

A atividade industrial da China provavelmente registrou contratação pelo segundo mês consecutivo em novembro, segundo uma pesquisa da Reuters, incentivando apelos por mais medidas de estímulo à medida que proprietários de fábricas lutam por encomendas tanto no país quanto no exterior.