Minério de ferro cai ante máximas de 6 meses; aço segue firme com esperanças na China

Reuters

Publicado 12.12.2022 08:54

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira em relação aos picos de seis meses, embora as referências do aço de Xangai tenham se mantido firmes com as esperanças de demanda depois que a China relaxou sua política de contenção da Covid-19.

O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 0,8%, a 802,50 iuanes (115,08 dólares) a tonelada.

Na sexta-feira, o contrato de Dalian havia subido para 823 iuanes a tonelada, o maior nível desde 15 de junho, com a China, maior produtora mundial de aço, diminuindo as restrições da Covid.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de janeiro do ingrediente siderúrgico caiu 2,4%, para 108,85 dólares a tonelada.

"Os contratos futuros de minério de ferro subindo para fechar em 111,75 dólares/t na sexta-feira é mais um exemplo comovente de quanto aquecimento e sentimento excessivamente positivo estão embutidos na atual estrutura de preços", disse o diretor-gerente da Navigate Commodities, Atilla Widnell.

O minério de ferro acima de 100 dólares a tonelada parece "supervalorizado" atualmente, disse ele, mas "quanto mais tempo os preços persistirem acima desse nível, há uma probabilidade crescente de que o preço mínimo comece a subir".

Com as mineradoras realizando programas de manutenção sazonal no primeiro trimestre de 2023, ele disse que a oferta provavelmente cairá. Isso pode sustentar os preços do minério de ferro, juntamente com uma perspectiva melhor para a demanda chinesa.