Minério de ferro cai em Dalian com fraqueza no mercado de aço

Reuters

Publicado 06.03.2024 08:56

(Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta quarta-feira, pressionados por um mercado de aço persistentemente fraco e pela falta de estímulos de grande porte na China, principal mercado consumidor do minério.

LEIA TAMBÉM: Governo abre investigação de dumping contra aço chinês

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 0,23%, a 881,5 iuanes (122,44 dólares) a tonelada.

"Os traders voltaram à realidade após a importante reunião e os preços do minério de ferro podem sentir mais pressão da fraqueza do mercado de aço", disseram analistas da Sinosteel Futures em uma nota.

Na terça-feira, os formuladores de políticas da segunda maior economia do mundo definiram as principais metas econômicas para o ano durante a reunião anual do parlamento -- o Congresso Nacional do Povo --, que foi observada de perto pelo mercado.

Os principais números ficaram, em grande parte, em linha com as expectativas do mercado, decepcionando aqueles que esperavam um estímulo maior que beneficiaria o consumo de metais.

"A declaração sobre a política imobiliária não é nova", disseram os analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) em uma nota.

"Estimamos que as despesas fiscais orçamentárias relacionadas à infraestrutura possam desacelerar para +3,8% na base anual em 2024, de +5,1% em 2023, principalmente devido ao crescimento mais lento dos gastos com projetos relacionados à economia de energia e proteção ambiental", acrescentaram em uma nota separada.

No entanto, o minério de ferro de referência para abril na Bolsa de Cingapura subia 0,75%, a 115,30 dólares por tonelada.

Outros ingredientes siderúrgicos em Dalian registravam perdas, com o carvão metalúrgico e o coque caindo 2,33% e 1,99%, respectivamente.