Minério de ferro de Dalian cai com intervenção da China para controlar preços

Reuters

Publicado 16.11.2023 08:12

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta quinta-feira, com a intervenção das autoridades chinesas para controlar a alta dos preços e com os dados fracos do setor imobiliário, que alimentaram preocupações sobre a demanda do principal setor consumidor de aço.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China fechou em queda de 1,5%, a 956 iuanes (131,77 dólares) por tonelada, depois de subir 1% na sessão anterior.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para dezembro subiu 0,1%, a 130,04 dólares por tonelada.

"O recente aumento dos preços do minério de ferro, impulsionado pelo sentimento, chamou a atenção das autoridades chinesas", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.

"A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) está investigando o que eles consideram ser preços 'excessivamente altos', e Dalian ajustou os limites de negociação de futuros de minério de ferro."

Na quarta-feira, a DCE estabeleceu um limite para os volumes diários de negociação de futuros de minério de ferro em não mais do que 500 lotes em contratos para entrega de janeiro a maio de 2024.

Atilla disse que "o choque baixista deve ser apenas temporário, com os investidores otimistas aproveitando a oportunidade para comprar as baixas".