Minério de ferro desaba com aumento na oferta compensando otimismo com demanda

Reuters

Publicado 16.09.2020 07:56

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro desabaram nesta quarta-feira, com o índice de referência na China caindo mais que 5% em meio ao alívio em preocupações com o aperto na oferta global e com margens em queda na China impulsionando vendas.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para janeiro de 2021, encerrou em queda de 5,1%, a 796,50 iuanes por tonelada, no menor nível desde 3 de agosto e na maior queda diária em quase seis meses.

Na bolsa de Cingapura, o material usado na fabricação do aço caía 3,8%, para 119,15 dólares.

A demanda por minério de ferro na China, que responde por mais da metade da produção global, se recuperou fortemente desde abril, com usinas elevando a fabricação de aço impulsionadas por medidas de apoio à economia do governo que envolvem incentivos à infraestrutura.

Isso, junto com limitações na oferta e sinais de recuperação na demanda por aço em outros lugares, havia empurrado o minério de ferro para máximas em mais de seis anos nas últimas semanas.

Mas os estoques de minério de ferro nos principais portos chineses saltaram na semana passada para o maior nível desde abril, segundo dados da SteelHome, com os últimos números mostrando aumentos nos embarques da Austrália e do Brasil.

"Os preços do minério de ferro provavelmente chegaram a seu pico no curto prazo, uma vez que as margens em queda em alto-fornos começaram a incentivar siderúrgicas a mudar dos finos convencionais para finos blendados, granulados e pelotas", disseram analistas do Citi em nota.

Alguns analistas no entanto, incluindo os do Citi, esperam que os preços continuem sustentados em 100 dólares por tonelada até o final de 2020.

No aço, os preços também caíram nesta quarta-feira, com o vergalhão recuando 1,8% na bolsa de futuros de Xangai.

(Por Enrico dela Cruz, reportagem adicional de Min Zhang em Pequim)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações