Minério de ferro sobe com esperança renovada de demanda na China e menores embarques

Reuters

Publicado 24.04.2024 09:26

PEQUIM (Reuters) - Os preços dos contratos futuros de minério de ferro se recuperaram nesta quarta-feira, atingindo o nível mais alto em mais de seis semanas, auxiliados por esperanças renovadas de melhora na demanda de aço na China, principal mercado consumidor do minério, e pela perspectiva de menor oferta depois que uma grande mineradora reduziu sua projeção de embarque anual.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 3,08%, a 888 iuanes (122,55 dólares) a tonelada, o maior valor desde 8 de março. Na terça-feira, o contrato caiu mais de 1,5%.

O minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subiu 5,12%, para 118,55 dólares a tonelada, o maior valor desde 7 de março.

Os fundamentos do minério de ferro melhoraram e a expectativa é de que o valuation do mercado de ferrosos aumente, disseram os analistas da Galaxy Futures em nota.

"A emissão de títulos especiais deve acelerar à frente, enquanto a melhora na demanda de aço pode se manter, já que o consumo de aço para construção continuará a se recuperar e a demanda do setor industrial provavelmente permanecerá resiliente."

Os títulos especiais são normalmente usados para financiar projetos de infraestrutura.

O planejador estatal da China disse na terça-feira que orientaria os governos locais a acelerar o progresso na construção de projetos e o uso de fundos, e os analistas da Zijintianfeng Futures previram que a produção de metais quentes cresceria ainda mais nas próximas semanas.