Nervosismo crescente ronda mercado de ouro e prata, avalia Julius Bär

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 11.05.2023 13:43

Investing.com – As oscilações acentuadas nas cotações de commodities como ouro e prata no curto prazo estão se tornado mais comuns, o que demonstra um “nervosismo crescente”, na visão do banco suíço Julius Bär, que divulgou nota sobre o tema aos clientes e ao mercado nesta quinta-feira, 11. Na visão do banco, as variações mais acentuadas ocorrem devido ao domínio dos traders especulativos de curto prazo e falta de buscadores de refúgios seguros. A cotação do ouro poderia subir se houvesse uma recessão mais ampla e duradoura, mas o mercado precifica uma recessão curta e superficial, completa a nota.

“Nossa visão permanece inalterada: salvo uma recessão de base mais ampla e duradoura, vemos mais desvantagens do que vantagens para o ouro e mantemos nossa visão cautelosa”, detalha o banco, ao indicar que segue neutro em prata.

Para Carsten Menke, chefe de pesquisa de próxima geração do Julius Bär, os mercados de ambas as commodities tiveram uma reação “surpreendentemente forte”, após a divulgação de dados de inflação ao consumidor americanas, mas com inversão, finalizaram o dia em retração.

O cenário segue o mesmo, para Menke, com ouro negociado acima de US$ 2.000 por onça, precificando uma possível recessão curta e superficial no mercado americano, além de uma mudança na política monetária do Federal Reserve.

“Provavelmente, isso também seria acompanhado por um retorno dos buscadores de portos seguros, o que colocaria os preços em uma base mais sólida. Embora os riscos de tal recessão tenham aumentado ultimamente, ainda acreditamos que ela pode ser evitada, considerando a resiliência geral da economia”.

Segundo Menke, as projeções de uma rápida reversão no entendimento do Fed levaram também a mudanças na relação ouro/prata, passando de mais de 90 no início de março para cerca de 80.

CONFIRA: Cotações de commodities metálicas

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações