Oceanos são promissores como depósitos de carbono, dizem pesquisadores

Reuters

Publicado 08.12.2021 15:14

(Reuters) - Os Estados Unidos deveriam estudar como os oceanos do mundo poderiam ser usados para retirar o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera com métodos como o cultivo de algas marinhas ou a manipulação de nutrientes na água, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira.

O relatório surge em meio a uma constatação crescente entre cientistas e governos de que reduzir as emissões de gases de efeito estufa de atividades como a queima de combustíveis fósseis não bastará para evitar os piores impactos da mudança climática. Volumes imenso de carbono também precisam ser retirados e armazenados usando estratégias que ainda não se provou funcionarem em larga escala.

O relatório da Academia Nacional de Ciência, Engenharia e Medicina disse que os oceanos são uma área promissora por causa de seu tamanho e sua capacidade de armazenar carbono. Algumas técnicas já estão disponíveis para acelerar os poderes de absorção de carbono dos oceanos e precisam ser estudadas, disse o documento.

O relatório recomendou um programa de 125 milhões de dólares dos EUA para "finalizar algumas pesquisas muito críticas (sobre o tema) na próxima década".