Opep e Rússia concordam em cortar produção de petróleo apesar de pressão de Trump

Reuters  |  Autor 

Publicado 07.12.2018 13:52

Opep e Rússia concordam em cortar produção de petróleo apesar de pressão de Trump

Por Rania El Gamal e Olesya Astakhova e Shadia Nasralla

VIENA (Reuters) - A Opep e seus aliados liderados pela Rússia concordaram nesta sexta-feira em cortar a produção de petróleo em mais do que o mercado esperava, apesar da pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para reduzir o preço do petróleo.

O grupo produtor reduzirá a produção em 800 mil barris por dia a partir de janeiro, enquanto aliados que não fazem parte da Opep contribuirão com mais 400 mil bpd em cortes, disse o ministro iraquiano do petróleo, Thamer Ghadhban, após a Opep concluir dois dias de conversas em Viena.

Os preços do petróleo subiram cerca de 5 por cento, para mais de 63 dólares o barril, já que o corte combinado de 1,2 milhão de bpd foi maior do que o mínimo de 1 milhão bpd esperado.

A Arábia Saudita, líder de facto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, enfrentou demandas de Trump para ajudar a economia global, abstendo-se de cortar a oferta.

Uma redução na produção também ajudaria o Irã, aumentando o preço do petróleo em meio a tentativas de Washington de pressionar a economia do terceiro maior produtor da Opep.

"Nunca trataremos de questões geopolíticas na Opep", disse o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail bin Mohammed al-Mazroui, em entrevista coletiva.

O ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, elogiou a capacidade do seu colega saudita Khalid al-Falih de "encontrar uma solução na mais difícil situação", indicando que a Rússia estava a bordo.

O acordo da Opep ficou pendente primeiro por temores de que a Rússia cortasse muito pouco, e depois por preocupações de que o Irã, cujas exportações afetadas pelas sanções dos EUA, não receberiam isenção.

Mas depois de horas de conversas, o Irã deu à Opep a luz verde e a Rússia indicou que estava pronta para cortar mais.

Uma reunião de produtores da Opep e não Opep rapidamente aprovou o acordo, de acordo com duas fontes do cartel.

O corte durará seis meses a partir de janeiro, disse Ghadhban, e tomará o mês de outubro como base.

A produção da Opep e da Rússia foi menor em outubro do que em novembro. No entanto, a Opep pode não divulgar cotas de produção individuais, disseram fontes.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar e Alex Lawler)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações