Ouro fecha em alta, com aversão ao risco e queda robusta do dólar

Estadão Conteúdo

Publicado 19.05.2022 12:53

Atualizado 19.05.2022 16:36

Ouro fecha em alta, com aversão ao risco e queda robusta do dólar

O contrato mais líquido do ouro fechou em alta, com o mercados acionários mais avessos ao risco, o que favorece os ativos considerados porto seguro. Neste cenário de cautela, a queda robusta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries serviram para apoiar o metal precioso.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para junho encerrou a sessão em alta de 1,39%, a US$ 1.841,2 a onça-troy.

De acordo com Craig Erlam, da Oanda, o ouro parece estar finalmente vendo alguns fluxos de refúgio, já que os mercados reagem fortemente à ameaça de recessão, em vez de apenas expectativas de taxas de juros mais altas.

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF) alertou que o aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em meio a crescentes riscos de recessão da economia global em 2022 pode fazer com que os mercados repitam o comportamento de dezembro de 2018, quando o aumento da taxa básica provocou uma aversão ao risco generalizada nos mercados.

Segundo as projeções da própria instituição, a economia global está "à beira" de uma recessão.

"Será interessante ver como os mercados reagirão nas próximas semanas se a mentalidade do investidor passar do medo de taxas mais altas para a expectativa de uma desaceleração ou recessão significativa. Talvez possamos ver o retorno da demanda de ouro", destaca Erlam, em relatório enviado a clientes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações