Ouro fecha em alta, com queda nos juros dos Treasuries e inflação no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 13.05.2021 12:38

Atualizado 13.05.2021 16:10

Ouro fecha em alta, com queda nos juros dos Treasuries e inflação no radar

O contrato mais líquido do ouro fechou em alta nesta quinta-feira, 13, recuperando parte das perdas em sessões anteriores, e impulsionado por um recuo nos rendimentos dos Treasuries . Outra questão observada foi a publicação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, que apresentou elevação acima do esperado por analistas hoje, alimentando o debate sobre o cenário inflacionário.

O ouro com entrega prevista para o mês que vem encerrou a sessão com alta de 0,06%, cotado a US$ 1.824,00 a onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

Depois de um avanço ontem, alcançando os valores mais altos em quase um mês, os rendimentos dos Treasuries recuaram hoje, impulsionando o metal. Outro aspecto observado pelo mercado foi a publicação do PPI, com uma alta acima das expectativas sugerindo a persistência da inflação nos EUA, o que tende a reforçar o ouro como refúgio, ainda seguindo a divulgação ontem dos preços ao consumidor nos EUA, que surpreenderam o mercado.

No entanto, há ponderações, e especificamente sobre o PPI, a Pantheon Macroeconomics lembra que o índice é muito sensível a mudanças no preço do petróleo, que teve alta forte em abril (de 273% na comparação anual). A commodity deve influenciar o PPI por mais alguns meses, diz a consultoria. "Isso, por sua vez, elevaria o risco de alta sustentada nas expectativas de inflação, o que o Federal Reserve (Fed) não poderia tolerar indefinidamente", afirma.

Em outro ponto observado, o diretor de marketing da GoldCore, David Russell, diz que os investidores "estão ansiosos com uma correção nas ações", dada a duração das recentes altas. "O ouro sempre se moverá em conjunto com fortes vendas de ações à medida que as posições alavancadas se desfazem", disse ele.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações