Ouro fecha em alta, com tensões geopolíticas e expectativas de cortes dos juros do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 22.12.2023 17:24

Ouro fecha em alta, com tensões geopolíticas e expectativas de cortes dos juros do Fed

O contrato futuro mais líquido do ouro fechou em alta, após dados dos Estados Unidos reforçarem a expectativa de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) no primeiro trimestre de 2023 e favorecido pela busca por ativos de segurança em meio a novas repercussões do conflito no Mar Vermelho.

Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para fevereiro de 2024 fechou em alta de 0,87%, a US$ 2.069,10 por onça-troy.

Hoje, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) e dados de gastos de consumo subiram menos do que o esperado pelo mercado na comparação anual de novembro. O dado reforçou a divisão sobre a expectativa dos cortes do Fed para 2024, entre 150 pontos-base e 175 pb.

De acordo com a Universidade de Michigan, as expectativas de inflação caíram para perto do intervalo observado antes da pandemia, o que é uma boa notícia para o Fed e pode inclinar o apoio adicional para cortes anteriores nas taxas no próximo ano, avalia a Oxford Economics. A consultoria aponta que as expectativas de inflação estão ancoradas e isto poderá proporcionar apoio adicional entre os dovish da Fed para começarem a cortar os juros no início de 2024.

Ainda, desenvolvimentos sobre uma escalação do conflito entre houthis e países do Ocidente após ataques a embarcações no Mar Vermelho estavam no radar dos investidores. Hoje, um líder houthi ameaçou os Estados Unidos, reforçando que o grupo gostaria de entrar em um confronto com o país.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações