Ouro fecha em alta, de olho em perspectivas de recessão e busca por segurança

Estadão Conteúdo

Publicado 25.01.2023 12:45

Atualizado 25.01.2023 16:33

Ouro fecha em alta, de olho em perspectivas de recessão e busca por segurança

O contrato futuro de ouro mais negociado fechou em alta nesta quarta-feira, 25, ainda favorecido por temores de recessão nas principais economias do globo, que tendem a encorajar a busca por ativos de segurança. O feriado do Ano Novo Lunar na China também fortalece a demanda pela commodity.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para fevereiro encerrou a sessão com valorização de 0,37%, a US$ 1.942,60 a onça-troy.

Balanços corporativos de empresas como Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Boeing (NYSE:BA) reforçaram a avaliação no mercado de que a cautela no setor corporativo indica uma expectativa por recessão nos Estados Unidos.

Diante das incertezas, investidores esperam que o Federal Reserve (Fed) reduza o ritmo de aperto monetário e suba juros em 25 pontos-base na semana que vem. O cenário tende a apoiar os metais preciosos, no entendimento do ING. "Um Fed menos hawkish provavelmente levará a um dólar americano mais fraco, o que sustentaria preços mais altos do ouro", prevê.

O banco também projeta que o ativo receberá impulso da reabertura da economia chinesa, em meio ao relaxamento das restrições contra a covid-19. "A demanda de ouro da China também pode se beneficiar dos esforços do governo para estimular o consumo", diz, que vê ainda impacto do Ano Novo Lunar.

Na visão do TD Securities, ainda há dúvidas sobre se as compras de ouro elevadas continuarão após o feriado. "Mas a analogia com a reabertura da Índia sugere que as comemorações em andamento podem marcar o pico da demanda no varejo", afirma.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações