Ouro fecha em baixa, com atenção à postura 'hawkish' de dirigentes do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 02.12.2021 13:35

Atualizado 02.12.2021 16:40

Ouro fecha em baixa, com atenção à postura 'hawkish' de dirigentes do Fed

O contrato mais líquido do ouro fechou em baixa nesta quinta-feira, 2, em sessão na qual a postura do Federal Reserve (Fed), especialmente seguindo comentários "hawkish" dos dirigentes da autoridade monetária, vem sendo observada. Um potencial aperto tende a apoiar o dólar, o que torna o metal mais caro, além de impulsionar os rendimentos dos Treasuries, que competem com o ouro. Especialistas notam ainda que a commodity, que normalmente é vista como um porto seguro, vem sendo pouco buscada em meio à cautela com a variante ômicron do coronavírus.

Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para fevereiro caiu 1,21%, a US$ 1.762,70 por onça-troy.

"O metal amarelo tem lutado para conseguir apoio suficiente para catalisar um programa de compra em meio às comunicações mais agressivas do presidente do Fed Jerome Powell", avalia o TD Securities. Por sua vez, o banco avalia que enquanto o anúncio hawkish até agora evitou que os preços do ouro avançassem mais, em última análise, ele não representa uma mudança significativa em relação aos preços de mercado, mantendo um nível próximo do atual. Amanhã, as atenções do mercado se voltam ao payroll americano de novembro, que deve dar maiores sinalizações sobre o quadro da economia local e a postura da autoridade monetária em diante.

O Commerzbank destaca as falas de Powell indicando que o Fed terá de permanecer vigilante em relação à inflação e que é apropriado discutir se o fim da redução gradual dos estímulos será mais rápido. "Por outro lado, as preocupações que surgiram nos mercados financeiros sobre a nova variante do vírus não parecem ter impacto sobre o ouro", aponta. Embora os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA tenham confirmado o primeiro caso de ômicron no país ontem e a variante continue a se espalhar em muitos países, o ouro não vem sendo procurado como um porto seguro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações