Ouro fecha em queda, com dólar forte em meio a discursos de dirigentes de BCs

Estadão Conteúdo

Publicado 29.09.2021 12:00

Atualizado 29.09.2021 15:11

Ouro fecha em queda, com dólar forte em meio a discursos de dirigentes de BCs

O ouro fechou em baixa nesta quarta-feira, pressionado pelo fortalecimento do dólar ante moedas rivais e de países emergentes. A alta da divisa norte-americana pressiona commodities cotadas em dólar como o ouro, pois as torna mais caras a investidores que negociam com outras moedas.

O movimento ocorreu à medida que investidores acompanharam comentários de dirigentes de bancos centrais, incluindo do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro recuou 0,84%, a US$ 1.722,90 por onça-troy.

O mercado cambial pressionou o metal precioso à medida que o dólar se valorizou diante de mais sinalizações de que o Fed deve começar a reduzir em breve o estímulo monetário que provê ao sistema financeiro dos Estados Unidos.

Presidente da instituição, Jerome Powell reiterou que a economia americana está próxima de atingir o "progresso substancial" necessário para iniciar o tapering.

O presidente da distrital da Filadélfia do Fed, Patrick Harker, emitiu visão similar em evento online quanto á redução dos estímulos. O dirigente, que não tem direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) este ano, também disse não ver razão para o Fed subir os juros nos EUA antes do fim de 2022 ou começo de 2023.

Com a forte valorização do dólar, a queda nos juros dos Treasuries ao longo do dia não foi suficiente para tirar o ouro do território negativo. O recuo nos retornos da renda fixa americana costuma beneficiar o metal, pois ambos concorrem como reserva de segurança de operadores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações