Ouro recua com dólar forte, após semana de impacto de juros dos Treasuries

Estadão Conteúdo

Publicado 26.02.2021 13:40

Atualizado 26.02.2021 17:10

Ouro recua com dólar forte, após semana de impacto de juros dos Treasuries

O ouro fechou em forte queda nesta sexta-feira, 26, pressionado pela recuperação do dólar ante as principais moedas rivais e boa parte das emergentes. A valorização da moeda americana torna o metal precioso mais caro a investidores que negociam em outras divisas, diminuindo o apetite pela commodity. Na semana, o principal driver que movimentou os contratos do ouro foi a alta nos rendimentos dos Treasuries , que concorrem com o metal como ativo de segurança.

O ouro com entrega prevista para abril recuou 2,62%, encerrando a sessão cotado a US$ 1728,80. No acumulado da semana, as perdas foram de 2,73%.

Segundo o Commerzbank, o metal precioso tem sofrido com "ventos contrários" vindos do mercado dos títulos públicos americanos. "Uma disparada de 30 pontos-base nos rendimentos dentro de alguns dias é um remédio difícil de engolir para o ouro", diz o banco, que ainda aponta para a alta nas taxas de juro reais como outro fator a pressionar a commodity. O crescente desinteresse de investidores de fundos negociados em bolsa (ETFs, na sigla em inglês) também traz um cenário "desolador" ao metal, de acordo com a instituição.

O rendimento dos juros dos Treasuries têm subido por conta da alta nas expectativas inflacionárias nos Estados Unidos, provocada pela recuperação da economia e a possível aprovação do pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão no país. Segundo a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a nova rodada de estímulos deve passar hoje na Casa. Diante deste cenário, a Capital Economics informou, em relatório a clientes, que vai revisar a sua projeção para os preços do ouro.

Em movimento contrário ao do ouro, outros metais preciosos registraram melhores resultados em fevereiro, com a prata operando em níveis semelhantes ao do começo do mês, enquanto a platina e o paládio sustentam alta considerável, diz o Commerzbank em relatório. "Isso mostra que uma mudança de preferências ocorreu entre os metais preciosos", avalia o banco alemão.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações