Ouro recua, pressionado por dólar forte, mesmo em quadro de cautela

Estadão Conteúdo

Publicado 24.03.2023 12:17

Atualizado 24.03.2023 15:40

Ouro recua, pressionado por dólar forte, mesmo em quadro de cautela

O ouro encerrou a sessão em queda, pressionado pelo dólar forte no exterior. No radar, novas turbulências sobre o setor bancário, agora com o Deutsche Bank em foco, e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed) defendendo a decisão monetária desta semana, o que impulsionou alguns temores de recessão na economia americana e favoreceu a procura pelo dólar e por títulos americanos.

O ouro para abril fechou em alta de 0,61%, em US$ 1.983,80 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). Na comparação semanal, o contrato subiu 0,52%.

Na visão do Julius Baer, o ouro teve um rali muito forte e rápido nos últimos dias, influenciado pelos temores com o setor bancário e sob a expectativa de que o Fed reverteria rapidamente sua política monetária. Contudo, o banco avalia que este cenário é improvável, elevando os riscos de tendência negativa para o metal precioso.

Nesta sexta, 24, dirigentes do Federal Reserve defenderam a última decisão monetária, elevando novamente os juros básicos, e a resiliência do sistema bancário dos Estados Unidos. Presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic afirmou que, tendo em vista a solidez do sistema bancário, o foco dos dirigentes teria sido conter a demanda para atingir a meta de 2% de inflação. Já o presidente da distrital de St. Louis, James Bullard, argumentou que o BC americano é capaz de desacelerar a inflação e conseguir um pouso suave na economia.

Em meio à fuga do risco por preocupações com o Deutsche Bank, as falas beneficiaram o dólar e a busca por Treasuries nesta sessão, pressionando o ouro. Para o TD Securities, o setor bancário ainda não demonstrou sinais de estabilização e, ao contrário do que defendem dirigentes do Fed, o banco de investimentos levanta expectativas de cortes em junho, o que tenderia a ser positivo para os preços do ouro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações