Ovo vai ganhar espaço na mesa do brasileiro em 2022

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 31.12.2021 08:11

Ovo vai ganhar espaço na mesa do brasileiro em 2022

Talvez você não perceba, mas nos oito dias que separam a véspera de Natal da véspera de Ano-Novo você certamente vai ter consumido pelo menos cinco ovos. Nesse mesmo período do ano que vem, muito provavelmente você terá acrescentado pelo menos mais uma unidade à sua dieta de fim de ano.

Quase sempre esquecido, o ovo se tornou uma alternativa viável e atrativa para o brasileiro nesses 24 meses de pandemia. Com o aumento do desemprego e a queda da renda no Brasil, o ovo se encaixou como uma luva na dieta de muita gente que se viu obrigada a trocar os tradicionais bife e filé de frango por uma fonte de proteína alternativa.

Diante desse cenário, a produção de ovos no Brasil cresceu 1,8% em 2021 e chegou a expressivos 54,5 bilhões de unidades. Na prática, foram produzidos mais de 2.500 ovos para cada brasileiro vivo, seja adulto, criança, jovem ou idoso. E para 2022 o cenário não deve ser diferente. A expectativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) é que a produção brasileira de ovos cresça 3% e chegue a 56,2 bilhões de unidades.

Com mais ovos e a pandemia dando ainda os primeiros sinais de arrefecimento, ainda com a ameaça da ômicron, o consumo per capita no Brasil vai aumentar 2,5% em 2022. A expectativa é que cada brasileiro coma no ano que vem 262 ovos. Serão sete unidades a mais por pessoa que serão consumidas em relação aos 255 ovos que cada um consumiu em 2021. Com isso, os brasileiros seguem comendo mais ovos do que a média mundial.

No mundo, o consumo per capita é de 230 unidades por ano e continuaremos nos mantendo acima desse patamar. Os ovos se tornaram ainda mais presentes na vida dos brasileiros e a tendência é que isso siga crescendo”, afirma Ricardo Santin, presidente da ABPA.

A confiança do mercado na relação do brasileiro com o ovo é tamanha que está incentivando a abertura de lojas especializadas no comércio do produto. O Grupo Mantiqueira, um dos maiores produtores de ovos do Brasil, inaugurou em dezembro suas primeiras lojas dedicadas exclusivamente à venda de ovos e acessórios na cidade de São Paulo. Pelo menos mais uma entrará em operação em janeiro, dessa vez, no Rio de Janeiro.

“A estratégia para as lojas próprias é nos aproximar ainda mais do público, através de nosso portfólio, em espaços exclusivos e projetados, que darão ao ovo o protagonismo conquistado nas refeições do brasileiro. Acreditamos que esta estratégia fortalecerá mais os nossos produtos, beneficiando consequentemente todas as redes supermercadistas e pontos de venda, que comercializam nossos ovos no país”, comenta Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mas não é apenas para o mercado interno que as atenções das indústrias do setor estão voltadas. As vendas externas, que tiveram um desempenho acima das expectativas, devem se manter aquecidas em 2022. Segundo a ABPA, foram embarcadas ao longo deste ano 9,55 mil toneladas de ovos, desempenho 52,9% superior ao registrado em 2020, quando as exportações somaram 6,25 mil toneladas. Para 2022, a expectativa do setor é que as vendas externas somem 10,2 mil toneladas.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações