Petróleo cai após dados decepcionantes de emprego nos EUA

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 02.11.2023 22:18

Atualizado 03.11.2023 12:07

Investing.com – O petróleo operava em queda nesta sexta-feira, 3, caminhando para encerrar a semana com fortes perdas, após os dados fracos do mercado de trabalho nos Estados Unidos aumentarem as preocupações com a desaceleração da maior economia do mundo.

Às 11h45 de Brasília, o barril do West Texas Intermediate (WTI), que serve de referência para os EUA, registrava queda de 1,37%, a US$ 81,33, enquanto o barril de Brent, referência internacional e para a Petrobras (BVMF:PETR4), recuava 1,36%, a US$ 85,67, no mercado futuro.

Números de emprego indicam pausa prolongada para o Fed/h2

O relatório de empregos urbanos nos EUA mostrou que a economia criou 150.000 postos de trabalho em outubro, abaixo dos 297.000 de setembro e dos 180.000 esperados.

A taxa de desemprego subiu para 3,9%, enquanto os ganhos médios por hora trabalhada cresceram 0,2% no mês, abaixo dos 0,3% anteriores.

Esses números indicaram uma economia em desaceleração, que pode afetar a demanda por petróleo.

Petróleo caminha para a segunda semana no vermelho/h2

Os dois referenciais do petróleo devem se desvalorizar entre 4% e 6% na semana, sua segunda semana consecutiva de queda, já que o alívio das tensões entre Israel e Hamas reduziu o risco de interrupções no fornecimento de petróleo nesta região rica em petróleo.

Israel continuava sua ofensiva terrestre em Gaza, enquanto as potências mundiais tentavam negociar um cessar-fogo para levar ajuda humanitária à região devastada pela guerra.

O Irã também pediu um embargo ao fornecimento de petróleo contra Israel, mas outros membros da Opep não aderiram à proposta.

Além disso, dados econômicos fracos da China e da França também pesaram sobre o petróleo, mostrando uma contração na atividade manufatureira chinesa e uma queda na produção industrial francesa em outubro, de 0,5%.

Próxima decisão do Fed em foco /h2

Ainda assim, os dados fracos de emprego nos EUA poderiam aumentar as chances de que o Fed mantenha sua taxa de juros em 5,25% a 5,50% pelo resto do ano, após pausar seu ciclo de alta nesta semana.

O temor é que aumentos adicionais nas taxas, para combater a inflação ainda elevada, prejudiquem a atividade econômica e a demanda por petróleo.

Os mercados já apostam que o Fed não elevará os juros em sua próxima reunião em dezembro, e o debate agora é sobre quanto tempo manterá as taxas nesses níveis.

Os dados fizeram a moeda americana cair, com o Índice Dólar recuando 0,7%, o que, em tese, beneficia o petróleo, que é cotado na divisa e fica mais barato para compradores internacionais.

A semana termina com a divulgação da contagem de sondas de petróleo da Baker Hughes e dados de posicionamento da CFTC, como de costume.

(Com contribuições de Ambar Warrick. Tradução de Julio Alves.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações