Petróleo dispara 10% após fracasso de conversas de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia

Investing.com

Publicado 01.03.2022 14:20

Atualizado 01.03.2022 14:56

Por Barani Krishnan

Invesitng.com - Os mercados globais de petróleo saltaram mais de 10% nesta terça-feira, após o fracasso das negociações de cessar-fogo entre as forças russas e ucranianas, levando investidores a elevar os preços do petróleo por temores de que as sanções internacionais contra Moscou prejudicariam severamente as exportações de energia do país.

Após subir quase 11% por volta das 13h00, o contrato futuro do petróleo Brent, referência de preço global e da Petrobras (SA:PETR4), diminuía a alta com ganhos de 8,02% a US$ 105,93 o barril. Já o contrato futuro do petróleo WTI, referência de preço nos EUA, avançava 9,67% a US$ 105,03 o barril.

Os preços do petróleo continuaram subindo mesmo depois que a Agência Internacional de Energia, com sede em Paris, anunciou a liberação coordenada de 60 milhões de barris das reservas de emergência dos países consumidores para aliviar o esperado aperto no petróleo do conflito Rússia-Ucrânia.

LEIA MAIS: Membros da AIE concordam em liberar 60 milhões de barris de petróleo após invasão da Ucrânia

A EIA com sede em Paris disse que pretendia “enviar uma mensagem unificada e forte aos mercados globais de petróleo de que não haverá déficit de suprimentos como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia”.

As negociações para a suspensão do conflito não conseguiram produzir um avanço imediato na terça-feira e os combates se intensificaram entre os dois lados, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy pedindo ao Ocidente que imponha uma zona de exclusão aérea para aeronaves russas sobre seu país.

Os últimos acontecimentos intensificaram as preocupações sobre como o mundo lidaria sem um fornecimento constante de petróleo da Rússia, que fornece cerca de um décimo das necessidades globais de petróleo.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, Europa e Canadá bloquearam o acesso de vários bancos russos ao sistema global de pagamentos interbancários SWIFT – espremendo os bilhões de dólares que a Rússia negocia por dia em petróleo e outras commodities .

O Ocidente se esforçou inicialmente para não atingir as exportações de energia de Moscou com sanções devido à sua própria dependência do petróleo e gás russos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mas essa mentalidade mudou no fim de semana, com autoridades da União Europeia afirmando na segunda-feira seu plano de afastar o bloco de sua dependência da energia russa, enquanto se prepara para sofrer custos crescentes de petróleo e gás no curto prazo. Os preços do petróleo subiram mais de 35% desde o início do ano.

O último rali do petróleo bruto ocorreu antes da reunião de quarta-feira da aliança global de produtores de petróleo Opep +, que deve permanecer com sua estratégia de aumento gradual da produção, ignorando os pedidos das nações consumidoras sob a AIE de intensificar a produção para que os preços caíam.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações